Psicologia Educacional

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

A Psicologia da Educação ajuda o professor a adaptar e ajustar seu ensino de acordo como nível do aluno. O professor acaba tendo vários enfoques para o processo de aprendizagem, seus princípios, bem como as leis e fatores que afetam diretamente a educação.

Os alunos são únicos, são diferentes em várias questões, inteligência, aptidões, gostos e desgostos, além de ter tendências e potencialidades diferentes. Essas diferenças são enormes e o professor deve conhecer para conseguir proceder de maneira adequada com cada uma delas.

A Psicologia Educacional ajuda o professor a adquirir e desenvolver qualidades e habilidade necessárias para lidar com os problemas criados pelos alunos, além de criar uma atmosfera saudável na sala de aula e demonstrar preocupação com relação a evolução dos alunos. A dinâmica na sala de aula possibilita a descoberta de novas abordagens, princípios e técnicas de que são muito úteis no processo de ensino e aprendizagem. Orientar o professor a reconhecer os fatores responsáveis pela carência de saúde mental em um aluno, quais componentes podem estar contribuindo para determinado estado mental, além de sugerir o procedimento mais recomendado. Ajudar o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais para que consiga otimizar o seu desempenho em sala de aula. Utilizar de técnicas de avaliação que possa avaliar o potencial da criança.

Oportuniza-se um sistema moderno de educação, ajudando professores, diretores, administradores a desenvolver uma atitude de crescimento e tornar as pessoas mais íntegras e independentes.

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”