Dicas para quem pretende comprar filhote de cães

Postado por: Deniz Anziliero

Compartilhe

Todas as raças de cães, sobretudo aquelas mais populares, estão sujeitas a ocorrência de animais que apresentem alguns desvios físicos e temperamentais, sejam eles de origem genética ou ambiental. Consequentemente, esses cães não só apresentam dificuldade em relação ao convívio com seus tutores, bem como, acabam prejudicando a reputação das raças às quais pertencem. Além do mais, interessados em adquirir um animal de estimação, quando influenciados emocionalmente acabam escolhendo raças incompatíveis com o modo de vida que levam. Ainda, em alguns casos, criam seus cães de forma inadequada, longe dos princípios básicos de bem estar e comportamento animal,  de tal forma  que acabam colocando em risco a segurança de outras pessoas e também contribuem para difamar a raça em questão. Veja algumas dicas importantes antes de adquirir um cão de raça

1º) Informe­se com pessoas qualificas sobre as características da raça desejada, sejam elas físicas ou comportamentais.

2º) Saiba  quais os cuidados por ela exigidos, principalmente ligados aos custos de manutenção. Certifique­se de que a raça tem o perfil adequado a sua realidade e ao seu bolso.

3º) Procure canis renomados, que trabalhem com o aprimoramento da raça em questão. Geralmente, estes locais demonstrarão um bom conhecimento sobre a raça, e informarão abertamente aos clientes sobre os desvios físicos ou temperamentais mais frequentes.

4º) Investigue quais cuidados o canil toma para evitar a proliferação de desvios físicos, sobretudo de temperamento e, principalmente as condições estruturais e de manejo e sanidade.

4º) Procure canis que se preocupem com o adestramento e a educação canina além claro, das questões ligadas a sanidade animal

A maioria das pessoas acabam escolhendo uma determinada raça por sua beleza ou apenas por se identificar com ela.

Lembre sempre que Cães não são presentes!! A decisão de ter um cão exigirá novas responsabilidades.

Por fim, recomendo ainda que, antes de tomar qualquer decisão pela compra de um cachorro, lembre-se e conscientize-se da possibilidade de ADOÇÃO.

Existem peludos para todos os gostos, tamanhos, cores e comportamentos, APENAS esperando para fazer você mais feliz!

 

Deniz Anziliero é Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”