Santuário de Fátima celebra neste domingo dia de São João Paulo II

Compartilhe

Neste domingo, 22, a Igreja Católica recorda a memória litúrgica de São João Paulo II, canonizado no dia 27 de abril de 2014 no Vaticano.

Para assinalar a data, o Santuário de Fátima, em Portugal, vai acolher neste final de semana uma relíquia do santo, que ficará exposta à veneração dos fiéis na Capela da Ressurreição de Jesus no sábado e domingo, 21 e 22.

O acolhimento da relíquia será no sábado na Capelinha das Aparições, onde haverá a oração do Terço. Em seguida, será conduzida à Capela da Ressurreição de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Depois de permanecer no local também no domingo, às 18h30 (hora local) a relíquia será levada à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, para a Missa votiva de São João Paulo II. A celebração será presidida pelo diretor do Serviço de Liturgia, padre Sérgio Henriques, e contará com a especial participação dos acólitos que participaram nas celebrações das três visitas que João Paulo II realizou ao Santuário de Fátima em 1982, 1991 e 2000.

A presença desta relíquia em Fátima deve-se essencialmente à profunda ligação existene entre São João Paulo II e Fátima, que o Santuário procura também sublinhar neste ano do Centenário.

João Paulo II e Fátima

A forte devoção de Karol Wojtyla à Nossa Senhora começou desde jovem. Após a morte de sua mãe, quando ele tinha 9 anos, Karol passou a visitar frequentemente a Igreja paroquial e habituou-se a confiar todas as suas preocupações e anseios à Virgem.

Mais tarde, quando foi nomeado bispo, escolheu para as suas armas episcopais, a letra M junto à cruz e o lema Totus Tuus (Todo Teu), como sinal de total entrega a Maria. E com frequência o então bispo e cardeal de Cracóvia era visto no Santuário da Virgem Negra de Czestochowa, ajoelhado aos pés da Rainha da Polônia. A devoção de João Paulo II a Nossa Senhora sempre foi evidente.

Depois do atentado, que por muito pouco não o matou, na praça de São Pedro, a 13 de maio de 1981, o Papa agradeceu à Virgem de Fátima por lhe ter salvo a vida.


Fonte: Canção Nova

Leia Também “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo Confira a programação da Paróquia São Francisco de Assis Cáritas Estadual terá assembleia em Passo Fundo