OUTUBRO ROSA: Feira da saúde aconteceu neste sábado no Edifício Centenário do HC

Compartilhe

Aconteceu ontem, sábado (21), a Feira da saúde - Outubro Rosa, com profissionais do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS e Centro de Oncologia e Hematologia do HC disponíveis para atender a população.

A repórter da Rádio Planalto, Gabriela Soldá, entrevistou a oncologista Dra. Julia Pastorello, que reforçou a intenção da feira como uma forma de conscientizar e ajudar a esclarecer as medidas preventivas do câncer de mama e também de colo uterino.

 A equipe multiprofissional do hospital está avaliando e orientando as pacientes quanto à necessidade do exame clínico das mamas e outros exames complementares exigidos em algumas situações.

Segundo a doutora, as dúvidas frequentes são relacionadas ao momento de se realizar a mamografia, como fazer o autoexame e sobre as alterações que acontecem na região da mama.

Também orientou os exames clínicos em todas as mulheres a partir da primeira menstruação e como exame preventivo acima dos 50 anos, podendo em situações, indicar o exame precocemente, principalmente quando já ocorreram casos de câncer em familiares.

Muitos fatores de risco, hábitos de vida inadequados, tornam algumas mulheres mais vulneráveis à doença, essas, pertencentes ao grupo de maior risco.

Palestras sobre o tema aconteceram durante a semana passada, quarta-feira (18), na cidade de Tenente Portela, sexta-feira (20), em Lagoa dos Três Cantos, ontem (21), em Nova Boa Vista e a agenda segue com palestras dia 23/10 em Rondinha, 25/10 em Camargo e 26/10 na cidade de Ibiraiaras. 

________


Fotos: Natieli (Divulgação/HC) / Gabriela Soldá

Leia Também HSVP lança livro box sobre os 100 anos de história Hospital da Cidade promove curso sobre Mobilização Precoce Hospital São Vicente de Paulo divulga nota sobre atendimentos IMED e HC inauguram Hospital Escola