OUTUBRO ROSA: Feira da saúde aconteceu neste sábado no Edifício Centenário do HC

Compartilhe

Aconteceu ontem, sábado (21), a Feira da saúde - Outubro Rosa, com profissionais do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS e Centro de Oncologia e Hematologia do HC disponíveis para atender a população.

A repórter da Rádio Planalto, Gabriela Soldá, entrevistou a oncologista Dra. Julia Pastorello, que reforçou a intenção da feira como uma forma de conscientizar e ajudar a esclarecer as medidas preventivas do câncer de mama e também de colo uterino.

 A equipe multiprofissional do hospital está avaliando e orientando as pacientes quanto à necessidade do exame clínico das mamas e outros exames complementares exigidos em algumas situações.

Segundo a doutora, as dúvidas frequentes são relacionadas ao momento de se realizar a mamografia, como fazer o autoexame e sobre as alterações que acontecem na região da mama.

Também orientou os exames clínicos em todas as mulheres a partir da primeira menstruação e como exame preventivo acima dos 50 anos, podendo em situações, indicar o exame precocemente, principalmente quando já ocorreram casos de câncer em familiares.

Muitos fatores de risco, hábitos de vida inadequados, tornam algumas mulheres mais vulneráveis à doença, essas, pertencentes ao grupo de maior risco.

Palestras sobre o tema aconteceram durante a semana passada, quarta-feira (18), na cidade de Tenente Portela, sexta-feira (20), em Lagoa dos Três Cantos, ontem (21), em Nova Boa Vista e a agenda segue com palestras dia 23/10 em Rondinha, 25/10 em Camargo e 26/10 na cidade de Ibiraiaras. 

________


Fotos: Natieli (Divulgação/HC) / Gabriela Soldá

Leia Também Hospital da Cidade presente no HEMO 2017 Ações do Cluster em Saúde são debatidas HC no Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Diabetes Bombeiros de Passo Fundo fazem doação de sangue