Faleceu o padre Leopoldo Santinon

Compartilhe

Faleceu o padre Leopoldo Santinon, muito admirado pelo seu trabalho em várias comunidades, dentre elas Passo Fundo.

Internado novamente na última segunda feira, dia 16 de outubro, veio a falecer no início desta manhã, dia 22, por volta das 08h15. Assim, Pe. Leopoldo somou 84 anos, 05 meses e 17 dias de vida na seara do Senhor. Seu corpo está sendo velado na Capela do Lar de Nazaré, junto ao Provincialado MSF (bairro Petrópolis) até as 16:00 horas, havendo então a Celebração Eucarística com grande presença dos confrades MSF, padres, religiosas/os, amigos, familiares e funcionários/as. Logo após será transladado para Santo Ângelo-RS, sendo velado na Capela Mortuária Brumm. A Celebração de Exéquias está prevista para às 09:00 horas, desta segunda-feira, dia 23, na Paróquia Sagrada Família, com posterior sepultamento no Cemitério do Seminário Sagrada Família, em Santo Ângelo.

Nasceu aos 05 de maio de 1933, em Porto Lucena-RS. Ingressou na Escola Apostólica Sagrada Família, de Santo Angelo-RS, em fevereiro de 1947. Sua Profissão Religiosa, como MSF, foi em 02.02.1954, e sua Profissão Perpetua em 02.02.1957, ambas em Passo Fundo-RS; sua Ordenação Presbiteral aconteceu em 26.02.1961, em David Canabarro-RS.

 

Seus primeiros anos de ministério foram como Vigário Paroquial na Catedral, em Santo Ângelo (1961-1962), na Paróquia Sagrada Família, no Livramento - Rio de Janeiro (1963) e na Paróquia Sagrada Família, em David Canabarro-RS (1964). Em janeiro de 1965, foi nomeado pároco da Paróquia Sta Terezinha, em Passo Fundo, onde atuou por 11 anos. No finalzinho de 1975, assumiu como pároco da Paróquia Sagrada Família – Santo Ângelo, e em fevereiro de 1984 é transferido para assumir a função de pároco da Paróquia Cristo Redentor, em Porto Alegre, onde trabalhou por 16 anos. Posteriormente, já em meados de 1999, seguiu para a Paróquia Sta Terezinha, de Ciríaco-RS, onde foi o ultimo pároco MSF, permanecendo até inicio de 2002, ao ser transferido para a Paróquia Nsa Sra de Lourdes, em Cunha Porã-SC, também no ofício de pároco. Já em fevereiro de 2008, assume novamente a condução da Paróquia Cristo Redentor, em POA-RS; todavia em meados 2009 é transferido novamente para Passo Fundo, onde após 46 anos exercendo a missão de pároco, se despede deste ofício em janeiro de 2011, na mesma Paróquia Sta Terezinha, onde o iniciou. A partir deste ano (2011), ainda permaneceu no apostolado pastoral, como Vigário Paroquial até meados de 2013, quando prestes a completar seus 80 anos de idade e já com alguns traços de Alzheimer, passou a residir no Lar de Nazaré, em Passo Fundo-RS.

 

Homem com timbre de voz forte que chegava dispensar microfone nos primeiros anos de seu ministério, com o avanço da idade e do quadro de Alzheimer sua saúde foi fragilizando. Já nos últimos meses, foi diagnosticada cirrose hepática aguda, passando boa parte do tempo hospitalizado e necessitando cuidados especiais de saúde.

 Fonte: Provincialado - Missionários da Sagrada Família

Foto: arquivo/ClicRBS

Leia Também “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo Confira a programação da Paróquia São Francisco de Assis Cáritas Estadual terá assembleia em Passo Fundo