Qual a melhor forma de consumir batata-doce?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A batata doce é um alimento super prático que teve seu consumo aumentado nos últimos cinco anos devido as suas propriedades nutricionais. Além de ser um ingrediente muito interessante para quem está em busca de uma alimentação saudável, seja para emagrecimento ou ganho de massa muscular. É rica em vitamina A, complexo B.

 Veja abaixo algumas formas de prepará-la e quais são seus benefícios:

Assada

Quando assada no forno a batata doce tem seu índice glicêmico aumentado (índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato é absorvido e transformado em açúcar pelo corpo, quanto maior o IG, “pior” é o carboidrato). Isso porque o calor desidrata a batata doce, caramelizando o amido. Assim, quando você vai comer ela já com a absorção mais facilitada, por isso aumenta seu índice glicêmico.

Para quem quer reduzir peso deve-se cuidar esse tipo de preparação, exceto pra aquelas pessoas que praticam atividade física de resistência.

Cozida em água

Cozinhar a batata doce em água, ao contrário do que acontece com a batata doce assada, não aumenta seu índice glicêmico. Isso ocorre porque a presença de água dificulta a quebra do amido durante o cozimento. Assim, a batata doce cozida em água, sob este aspecto, é melhor do que a assada, e otimiza a resistência para quem realiza musculação.

Cozida no vapor

Apesar de ser um método interessante no que diz respeito à preservação dos nutrientes, como a batata doce é um tubérculo bem consistente, pode demorar um tempão para cozinhar no vapor. Por outro lado, ganha-se em nutrientes!

Grelhada

Não dá para grelhar a batata doce sem antes cozinhar ou assar. Assim escolha um dos métodos anteriores e depois finalize na chapa com um pouco de azeite ou óleo de coco, para dar uma douradinha e adicionar sabor.

Outro fator importante que a batata-doce proporciona é estimular a saciedade e é um ótimo substituto para o pão.

Equilíbrio e moderação sempre.

Leia Também Psicastenia Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos?