HSVP promove Semana do AVC para alertar a população

Compartilhe

As doenças cerebrovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral, a cada seis segundos morre uma pessoa com diagnóstico de AVC, e no mundo, são seis milhões de mortes por ano. O dia 29 de outubro é o dia Mundial do AVC e com o intuito de alertar sobre os sintomas da doença e preveni-la o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, promove de 23 a 27 de outubro a Semana do AVC, com diversas atividades que visam conscientizar profissionais e a população de que, o AVC tem tratamento quando o paciente chega rapidamente a um hospital preparado para o atendimento.

O AVC atinge pessoas de todas as idades e ocorre quando o sangue, que contém os nutrientes e o oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, com isso há perda da função dos neurônios, ocorrendo os sinais e sintomas que variam conforme a região do cérebro acometida. O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é o mais comum, e ocorre quando há a obstrução de uma artéria, já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico é causado pelo sangramento de um vaso sanguíneo rompido.  No mundo, por ano, ocorrem 17 milhões de AVC’s e existem 26 milhões de sobreviventes.

O Hospital São Vicente é referência no atendimento em neurologia e neurocirurgia, e para tratamento do AVC segue um protocolo mundial, que visa o diagnóstico e instituição do tratamento precocemente. O hospital possui profissionais especializados e treinados para diagnosticar e tratar com agilidade casos do AVC, já que, a rapidez no atendimento faz toda diferença. É importante que as pessoas consigam identificar os sinais e sintomas de um AVC, como por exemplo, a dificuldade para falar ou a "boca torta", a perda de força nos braços, dificuldade para caminhar e a desorientação, pois assim, podem procurar o atendimento junto ao HSVP o mais rápido possível. O tempo preconizado para realização da medicação que poderá fazer a dissolução do coágulo, diminuindo as prováveis sequelas do AVC, é de até 4h e 30min do início dos sintomas.

PROGRAMAÇÃO:

23 e 24/10/2017

Apresentação musical: Dez pacitos para prevenir o AVC.

Luiz Dalmagro e Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso do HSVP.

Local: Nos corredores do HSVP (Matriz e Unidade 2)

25/10/2017

19h – Coffee break

19h30min – Palestra: Tempo é cérebro em um AVC: a importância de reconhecer seus sintomas e salvar vidas.

Palestrante: Dr. Pedro Magalhães

Sala 3 e 4 prédio da Radioterapia

26/10/2017

Treinamento para Enfermeiros do HSVP.

Palestrante: Enf. Vanessa Lunardi

9h30min às 11h30min - 14h às 16h - Treinamento sobre o Protocolo de AVC

Local: Sala Treinamentos Práticos - anexo ao Posto 14

Leia Também HSVP lança livro box sobre os 100 anos de história Hospital da Cidade promove curso sobre Mobilização Precoce Hospital São Vicente de Paulo divulga nota sobre atendimentos IMED e HC inauguram Hospital Escola