Música para conscientizar sobre o AVC

Compartilhe

Dentro da programação da Semana do AVC que está sendo promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, de 23 a 27 de outubro, nesta segunda-feira, 23, os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, realizaram a apresentação musical “Dez pacitos para prevenir o AVC”, em diversos setores da instituição. 

A atividade foi realizada com o intuito de alertar para os sinais, sintomas e a prevenção do AVC!

O AVC atinge pessoas de todas as idades e ocorre quando o sangue, que contém os nutrientes e o oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, com isso há perda da função dos neurônios, ocorrendo os sinais e sintomas que variam conforme a região do cérebro acometida. O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é o mais comum, e ocorre quando há a obstrução de uma artéria, já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico é causado pelo sangramento de um vaso sanguíneo rompido.  No mundo, por ano, ocorrem 17 milhões de AVC’s e existem 26 milhões de sobreviventes.

O AVC tem tratamento e a rapidez no atendimento é fundamental. É importante que as pessoas consigam identificar os sinais e sintomas de um AVC, como por exemplo, a dificuldade para falar ou a "boca torta", a perda de força nos braços, dificuldade para caminhar e a desorientação, pois assim, podem procurar o atendimento junto ao HSVP o mais rápido possível. O tempo preconizado para realização da medicação que poderá fazer a dissolução do coágulo, diminuindo as prováveis sequelas do AVC, é de até 4h e 30min do início dos sintomas.

A programação segue com mais apresentações, palestras e treinamentos.


---

(Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)


Leia Também HSV promove Mateada da Prematuridade neste domingo Hospital da Cidade presente no HEMO 2017 Ações do Cluster em Saúde são debatidas HC no Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Diabetes