HC promove ações de combate e prevenção ao AVC

Compartilhe

Com foco na prevenção, a campanha de combate ao AVC em 2017 pretende alertar a população sobre os fatores de risco e hábitos relacionados à prevenção da doença.  O AVC é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo, com estimativas de que 1 a cada 6 pessoas terão AVC durante a vida.

 

 O Hospital da Cidade, através do Centro de AVC, credenciado junto ao Ministério da Saúde para atendimento adequado à prestação de atenção especializada aos pacientes portadores de AVC, promove na próxima semana ações de orientação à população e aos profissionais de saúde envolvidos no atendimento inicial do paciente.

 

Na segunda-feira (30/10) uma Feira Multiprofissional de Saúde esclarecerá as principais dúvidas da população sobre a prevenção do AVC, alertando sobre os fatores de risco e sintomas para detecção do AVC. A Feira de Saúde será realizada a partir das 9h no Espaço Multiuso do Edifício Centenário (Central de Consultas) do Hospital da Cidade.

 

Os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e integrantes das equipes de serviços de atendimento pré-hospitalar participarão, na terça-feira (31/10), de uma capacitação ministrada pelo corpo clínico e equipe de atendimento do Centro de AVC do Hospital da Cidade. A capacitação irá abordar o atendimento ao paciente com AVC Agudo, além de discutir o impacto e epidemiologia do AVC na região. Estão programadas, ainda, palestras junto à comunidade sobre o tema.

 

Habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos Pacientes com AVC, o Hospital da Cidade conta com equipe interdisciplinar especializada e estrutura de atendimento e reabilitação do paciente. A programação da Semana do AVC no Hospital da Cidade dá continuidade às ações de educação continuada realizadas desde o início do ano na instituição, com treinamentos destinados às equipes de enfermagem, residência médica e multiprofissional e acadêmicos da área da saúde. As equipes foram capacitadas durante os eventos de atualização, que abordaram o protocolo de atendimento ao paciente com AVC. As ações agora se estendem às equipes de saúde dos municípios da região e comunidade em geral.

 

Confira a programação:

 

30/10

Feira Multiprofissional de Saúde

Ação gratuita e aberta ao público

Local: Espaço Multiuso do Edifício Centenário

Horário: 9h às 11h

 

31/10

Capacitação de profissionais de saúde para atendimento do paciente com AVC

Evento destinado às equipes de saúde dos municípios da 6ªCRS

Local: Auditório Francisco Antonino Xavier e Oliveira – Hospital da Cidade

Horário: 8h às 11h

 

Leia Também Hospital da Cidade presente no HEMO 2017 Ações do Cluster em Saúde são debatidas HC no Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Diabetes Bombeiros de Passo Fundo fazem doação de sangue