Casa Branca anuncia investimento inédito em programação de computadores na educação americana.

Postado por: Amilton Rodrigo de Quadros Martins

Compartilhe

No dia 25 de setembro, a Casa Branca anunciou um compromisso de investimento de US$ 200 milhões por ano na implantação da programação de computadores nas escolas dos EUA. Ao contrário de propostas similares em anos anteriores, a ação fornece financiamento para as escolas, imediatamente. Além de ampliar o acesso à tecnologia em escolas que anteriormente não o ensinavam, os fundos prometem aumentar a participação de mulheres e minorias.

Este financiamento visa que cada aluno em todas as escolas dos EUA tenha a oportunidade de aprender a programar computadores como parte de uma educação para as profissões do futuro. No momento em que as carreiras de tecnologia são o setor de salários mais bem pagos e de rápido crescimento, impactando toda a indústria nacional, não é mais aceitável que as escolas limitem seu acesso. O Reino Unido, o Japão, a Irlanda e uma dúzia de outros países já anunciaram planos para adicionar ciência da computação no currículo escolar fundamental no próximo ano.

O site code.org cita: “Todos queremos a melhor oportunidade para os nossos filhos, e não há melhor maneira de lhes oferecer oportunidade do que prepará-los para as carreiras do futuro. Este movimento tem apoiadores em todo o espectro político, seja em comunidades urbanas, suburbanas ou rurais”.

A proposta de ensinar programação de computadores das escolas vem ganhando adeptos em vários países desenvolvidos do mundo, uma vez que esse novo letramento, aponta ser a grande garantia para evitar o analfabetismo tecnológico, que irá deixar milhares de cidadãos de todo o mundo sem trabalho e renda nos próximos 20 anos.

A estratégia faz parte de um pacote para aumento de qualidade da formação na chamada STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, é já aponta como o principal vetor de geração de riqueza da chamada quarta revolução industrial.

Mais informações em: https://www.whitehouse.gov/the-press-office/2017/09/25/expanding-access-high-quality-stem-and-computer-science-education

 

 

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”