FRENTE A FRENTE: Ari conversa com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi

Compartilhe

Durante o programa Frente a Frente de hoje, Ari Machado conversa com o Secretário de Meio Ambiente Rubens Astolfi sobre a aprovação pelo legislativo do plano municipal sobre resíduos sólidos.

Em uma sociedade que é crescente o processo de urbanização e de desenvolvimento produtivo, é necessário atender as demandas e pensar uma das principais características da atividade humana: a produção de resíduos sólidos. Mais um passo foi dado para concretizar o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos: a aprovação pela Câmara de Vereadores.

A partir disso, o projeto volta ao Executivo para ser sancionado como lei municipal. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “a aprovação do Plano é uma etapa importante na gestão dos resíduos, tendo em vista que agora temos uma legislação com ações de curto, médio e longo prazo para a gestão dos resíduos produzidos na nossa cidade, onde a responsabilidade é compartilhada entre poder público, iniciativa privada e sociedade”, destacou. Compartilhar a responsabilidade e inserir ações práticas são fundamentais para evoluir na temática. A iniciativa também é inédita: “é o primeiro instrumento de gestão para o tema do município que orientará as ações para os próximos 10 anos”, finalizou Rubens.

Para construir o plano foram realizadas ações coletivas com diversas entidades ligadas da área. Mais de 10 reuniões abertas à população, para que objetivos e metas fossem amplamente discutidas, foram feitas. Antes de ser enviado à Câmara de Vereadores, ocorreu a aprovação do texto base em audiência e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, e regulamentação do plano pela Procuradoria Geral do Município.

Todo o trabalho desenvolvido teve à frente uma Câmara Técnica formada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Transportes e Serviços Gerais da Prefeitura de Passo Fundo, Codepas, Fórum da Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental e do Ministério Público Estadual, além do apoio de entidades ambientais.

Leia Também Passo Fundo recebe oficina do ZEE Período chuvoso requer atenção com animais peçonhentos Rio Passo Fundo: juntos pela preservação Lançada Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente