FRENTE A FRENTE: Ari conversa com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi

Compartilhe

Durante o programa Frente a Frente de hoje, Ari Machado conversa com o Secretário de Meio Ambiente Rubens Astolfi sobre a aprovação pelo legislativo do plano municipal sobre resíduos sólidos.

Em uma sociedade que é crescente o processo de urbanização e de desenvolvimento produtivo, é necessário atender as demandas e pensar uma das principais características da atividade humana: a produção de resíduos sólidos. Mais um passo foi dado para concretizar o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos: a aprovação pela Câmara de Vereadores.

A partir disso, o projeto volta ao Executivo para ser sancionado como lei municipal. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “a aprovação do Plano é uma etapa importante na gestão dos resíduos, tendo em vista que agora temos uma legislação com ações de curto, médio e longo prazo para a gestão dos resíduos produzidos na nossa cidade, onde a responsabilidade é compartilhada entre poder público, iniciativa privada e sociedade”, destacou. Compartilhar a responsabilidade e inserir ações práticas são fundamentais para evoluir na temática. A iniciativa também é inédita: “é o primeiro instrumento de gestão para o tema do município que orientará as ações para os próximos 10 anos”, finalizou Rubens.

Para construir o plano foram realizadas ações coletivas com diversas entidades ligadas da área. Mais de 10 reuniões abertas à população, para que objetivos e metas fossem amplamente discutidas, foram feitas. Antes de ser enviado à Câmara de Vereadores, ocorreu a aprovação do texto base em audiência e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, e regulamentação do plano pela Procuradoria Geral do Município.

Todo o trabalho desenvolvido teve à frente uma Câmara Técnica formada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Transportes e Serviços Gerais da Prefeitura de Passo Fundo, Codepas, Fórum da Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental e do Ministério Público Estadual, além do apoio de entidades ambientais.

Leia Também Projeto Charão inaugura a RPPN Papagaios-de-Altitude Empresa privada deve recolher resíduos de restaurantes em Passo Fundo Danos ambientais da Barragem do Capingui são discutidos no Parlamento Mais de uma tonelada de resíduos retirados do rio Passo Fundo