IV etapa da 5ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre é neste sábado

Compartilhe


A IV etapa da 5ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre será neste sábado, 28 de outubro, a partir das 9h, no saguão do prédio B5, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento é organizado pelo projeto de extensão Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). 

A Olimpíada visa oportunizar o contato dos alunos do ensino fundamental e médio com a robótica, bem como desmistificar o estigma de que a robótica é complexa, cara e inacessível para as escolas. A ideia é difundir o tema entre alunos da educação básica, abrindo seus horizontes para a atuação em áreas como ciências, engenharias, tecnologia da informação, matemática, entre outras. 

IV Etapa
Balloon Defender é uma prova que envolve dois robôs em uma arena, sendo que o objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma "arma", obrigatoriamente móvel e controlada pelos próprios alunos.

A prova abrange disputas individuais, ou seja, uma equipe contra outra, e também em grupos, com mais equipes competindo ao mesmo tempo. Será empregado um sistema de pontuação a ser detalhado posteriormente. As disputas serão realizadas em uma arena. Vence a equipe que furar primeiro o balão do adversário em 60 segundos.

Leia Também Entra em vigor a mudança na cobrança de tarifa do táxi em Passo Fundo Hospital Municipal de Passo Fundo recebe equipamentos Conselheiros Tutelares de Passo Fundo paralisam atividades Luto: programa do CTG Dom Luís Felipe De Nadal será dos estúdios nesta sexta-feira