Todos querem ter razão

Postado por: Adalíbio Barth

Compartilhe

As pessoas gostam de serem elogiadas por suas ideias e ações. Quando al­guém reconhece qualidades únicas e dignas de nota, o amigo ou amiga se rende totalmente à simpatia dessa pessoa. Prontamente iniciam uma amizade, mesmo sem terem afinidade anterior. Isso acontece, não somente por uma estratégia de relacionamento, mas porque a pessoa que reconhece virtudes e qualidades nesse ou naquele indivíduo, mostra humildade e sinceridade, com muita trans­parência, sem nenhum ciúme, mas honestidade admirável.

Certo homem, todavia, criou um hábito de bajulação que se tornou sus­peito em sua honestidade de avaliação dos outros. Alguém reparou quando deu toda razão à posição manifestada por um certo político:

- Você tem toda razão! É assim mesmo! – dizia, granjeando a simpatia e apoio do hábil impostor, que em nada correspondia à verdade.

Logo, em seguida, foi dar razão, a um oponente, de posição totalmente contrária.

- Você tem razão! – observava prontamente. – Se todos pensassem dessa maneira, haveria grande progresso em nosso município.

Uma pessoa que observava essas posições contrárias e os dois recebendo total aprovação, observou-lhe:

- Você dá razão para um que pensa de uma maneira, e também dá razão para a outra que pensa de maneira oposta. Isso não pode.

E ele, habilmente se voltou ao seu crítico e lhe observou:

- Sabe que você também tem razão!

E o gaiato granjeou a simpatia de mais um vaidoso de suas opiniões pró­prias.

Não é fácil encontrar pessoas com profundas convicções sobre algum projeto em estudo ou já em execução. Muita gente fica em cima do muro e não se sabe a posição correta da pessoa. Torcem para quem ganha. “Sejas quente ou frio, senão te vomitarei da boca”, diz a Bíblia. As pessoas de forte personalidade, realizam coisas duradouras”.

 

Leia Também William II Elo passado-presente-futuro Sujeito descansado Maneiras de usar o floral nesse verão 2018