Hospital São Vicente de Paulo

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vamos falar um pouco sobre o Hospital São Vicente de Paulo - HSVP, fundado em 1918. Contar um pouco da sua história e do que essa Instituição significa para os moradores de Passo Fundo e região.

Passo Fundo é considerado o 3° pólo médico da região sul do Brasil, perdendo apenas para Porto Alegre e Curitiba. Esse fato, que tanto nos orgulha, se deve a vários fatores. Entre eles podemos citar os 9 hospitais existentes na cidade: Hospital São Vicente de Paulo - Matriz e Unidade II, Hospital da Cidade, Hospital César Santos, Hospital da Visão, Hospital Prontoclínica, Hospital Ortopédico, Hospital de Olhos e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Outro fator foi a criação do Curso de Medicina na Universidade de Passo Fundo - UPF, em 1969. A grande parceria entre a UPF e o HSVP permitiu que ambos crescessem juntos. O ensino e a inovação da academia de mãos dadas com a prática e os desafios do dia a dia, tem oferecido um atendimento de qualidade para a população. Tanto é assim, que o próprio estatuto da Instituição diz que “o Corpo Clínico da Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo é aberto e constituído por médicos e odontólogos”. Ou seja, a Instituição tem na sua origem essa inscrição que favorece o novo, a renovação, para o avanço e modernização constante do Hospital.

Podemos dizer que o HSVP se tornou, ao longo desses anos, um “gigante” que salva vidas. Hoje, o Hospital conta com 3.604 colaboradores, aproximadamente 1.000 médicos. São 22 salas de cirurgia, 675 leitos e mais 137 leitos de apoio. O Centro de Tratamento Intensivo – CTI conta com 79 leitos divididos em: central, neonatal, cardíaca, pediátrica e centro de cuidados intensivos de enfermagem. Só no ano de 2016 foram realizadas 33.615 internações!

Em conversa com o Diretor Médico do Hospital, o Dr. Rudah Jorge, ele nos contou que dos 54 anos de profissão, 50 foram dedicados ao São Vicente. Em 1966, ele foi o 50° médico a trabalhar no Hospital. Na época, tinha apenas 1 sala de cirurgia e 80 leitos. Para o Dr. Rudah, o Hospital São Vicente é parte de sua própria história.

Para a primeira telefonista do Hospital, a funcionária Nelci Klein, que está há 41 anos trabalhando na Instituição, “o São Vicente é tudo para mim. Eu tenho muito orgulho de trabalhar no Hospital. Uma Instituição séria que valoriza seus funcionários, proporcionando ótimas condições”. O HSVP proporciona aos seus funcionários: creche, academia, participação no plano de saúde, loja, além de treinamentos e palestras visando um atendimento cada vez mais humanizado.

Tanta dedicação e cuidado só poderiam resultar no excelente atendimento oferecido pela Instituição. Por isso, aproveito a oportunidade para agradecer por todo o trabalho e carinho colocado na tarefa de cuidar do nosso maior bem, que é a vida.

Parabenizo a todos os funcionários e direção de hoje, e desses 99 anos de Hospital, citando o Presidente Décio Ramos de Lima, o Superintendente Executivo Ilário Jandir De David, o Vice-Diretor Médico Dr. Júlio César Stobbe e os médicos: Dr. Madalosso, Dr. Rudah Jorge, Dr. Elton Ventura, Dr. Donadussi e Dr. Paulo Santos.

VOCÊ SABIA?

O número de infecção hospitalar no Brasil é de 9 a 11%. No Hospital São Vicente de Paulo é de apenas 3,87%, bem abaixo da média nacional.

 

Leia Também Pantalona favorece todo tipo de corpo O culto à ignorância Conheça os 21 bloqueadores da criatividade e fuja deles – Episódio I Unindo gerações para construir o amanhã