Sertão - 54 anos de emancipação politico-administrativa

Compartilhe

O próprio nome já diz sertão, no dicionário, é compreendido por região de interior, longe de povoações.  O progresso vagarosamente foi chegando à região, especialmente em Passo Fundo. A exploração das áreas aos arredores deste município fez com que Sertão fosse conhecido e ocupado aos poucos. Em 1912 foi construída a estrada de ferro. Em 1918, em local cortado pelos trilhos ferroviários, a localidade foi fundada, por um grupo de italianos e seus descendentes, os quais, em seguida, iniciaram as plantações de milho e trigo. Ainda na época era apenas uma seção do distrito de coxilha, integrante do município de passo fundo.

Em cinco de agosto de 1933 foi criado o distrito de sertão e instalado no dia 15 de outubro do mesmo ano, tendo como primeiro subprefeito o Senhor Ernesto Schuattz.

Hoje a cidade de Sertão apresenta uma excelente condição para o desenvolvimento e expansionismo, das atividades agropastoris. As principais fontes de renda são: agricultura (soja, milho e trigo), bacia leiteira, a avicultura e a suinocultura.

O prefeito Edson Rossato falou na programação da Rádio Planalto sobre a situação do município de 54 anos, nesta reta final do ano de 2017. (áudio rdplanalto.com)

Devido às pressões da população, um plebiscito popular foi realizado em 25 de agosto de 1963, com o intuito de consultar o povo sobre a emancipação político-administrativa. O “sim” vence como era de se esperar. O município de Sertão foi criado em cinco de novembro de 1963, pelo decreto n° 4.597, assinado pelo então Governador do Estado, Ildo Meneghetti.

 

Leia Também Feira Ecológica de Passo Fundo comemora seus 21 anos Planalto nos Bairros é apresentado na Paróquia São Cristóvão Bairro Jaboticabal ganhará nova Unidade Básica de Saúde Eduardo Leite fala sobre as perspectivas para o RS em reunião-almoço