Como remover os agrotóxicos dos alimentos?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Não é de hoje que os alimentos estão cada vez mais contaminados pelo uso excessivo de agrotóxicos e também não é novidade o malefício que esses produtos podem ocasionar na saúde.

A procura por alimentos orgânicos cresceu em grande escala visto que a população objetiva qualificar sua saúde através de alimentos menos prejudiciais, ao mesmo tempo, aqueles que não te acesso a alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos buscam alternativas para reduzir a ocorrência desses elementos.

Muito se encontra na literatura, em relação a alternativas, uso de cloro, iodo, água oxigenada, enfim. Mas o que uma pesquisada organizada pela USP (Universidade de São Paulo) identificou que usar bicarbonato de sódio tem um efeito de remoção até 90%, dependendo do alimento.

Os alimentos devem ser deixados imersos, no mínimo 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio, uma colher de café pra cada litro de água, enxague, e novamente passe em água corrente e se necessário, enxugue de novo.

No caso de alimentos maiores pode ser necessário deixar de molho por mais tempo.

 

Leia Também Psicastenia Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos?