Ações do Cluster em Saúde são debatidas

Compartilhe


Na tarde desta quinta-feira (09/11), gestores da saúde e lideranças municipais e regionais estiveram reunidos para discutir as perspectivas e os desafios do Cluster da Saúde.

A programação do meeting, que girou em torno do Cluster, contou com o painel “Mapa do Cluster da Saúde de Passo Fundo - Dados Preliminares”, apresentado pelo Sócio da Produttare Consultores Associados, Rodrigo Pinto Leis, “Cluster de Tecnologias para a Saúde no RS: desafios e perspectivas”, abordada pela Diretora-Presidente do BADESUL Susana Kakuta, e “Medical Valley: histórico, governança e oportunidades”, ministrado pelo Diretor Executivo do Medical Valley, Tobias Zobel.

 O encontro, que ocorreu no Auditório do Centro Executivo Presidente Vargas – CEPV, teve como objetivo gerar um ambiente de socialização das premissas e cadeia geracional do grupo que compõe o Cluster da Saúde, uma vez que várias instituições e profissionais reuniram-se e articularam-se conjuntamente durante os últimos dois anos, especialmente, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade, IOT, HO, Prontoclínica, Universidade de passo Fundo, Universidade Federal da Fronteira Sul, IMED, FASURGS, ACISA e Prefeitura Municipal de Passo Fundo para a realização de mapeamento das competências do Cluster de Saúde de Passo Fundo, elaboração do planejamento estratégico e do sistema de governança do Cluster da Saúde de Passo Fundo.

De acordo com Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari, esse grupo trabalha com a construção da estratégia de marketing da cidade como polo de saúde e a prospecção para criação e instalação de novas empresas na área. “O grande desafio será compreender que o que nos trouxe até aqui – assistência e ensino – não garantirá o futuro. A disputa pelo futuro passa pela completa integração entre ensino, assistência e pesquisa, em um amplo ecossistema de desenvolvimento capaz de articular-se politicamente e financiar novos empreendimentos, vinculados à nova economia da sociedade do conhecimento”, destaca.


Leia Também Tchêquinho mobiliza Câmara em repúdio ao fechamento da emergência do HSVP HSVP fecha emergência para consultas HSVP promove atividades durante Outubro Rosa Surto de caxumba atinge Cruz Alta