Inscrições para Vestibular de Verão da UPF encerram na segunda-feira

Compartilhe

 A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve, até segunda-feira, dia 13 de novembro,  para o Vestibular de Verão.  Neste processo seletivo, são oferecidas 58 opções de cursos na UPF em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.upf.br. A prova, que acontece no dia 18 de novembro a partir das 14h, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.

O reconhecimento como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul reflete a grandeza da UPF. A infraestrutura de uma universidade com quase 50 anos de tradição no ensino é um dos diferenciais da UPF, que, em seus mais de 400 hectares de área total, oferece um ambiente de socialização e conhecimento, proporcionando a formação profissional e ética nas mais diversas áreas.

Ao mesmo tempo em que acumula experiência, a Instituição inova constantemente, tornando-se protagonista em inovação tecnológica. A UPF conta com 150 clínicas e 300 laboratórios, 22 anfiteatros e auditórios, 176 salas de ensino prático-experimental, museus, centro de idiomas, ginásio poliesportivo e ampla área verde. A Rede de Bibliotecas, outro importante diferencial, coloca à disposição da comunidade acadêmica mais de 450 mil exemplares no acervo. 

Atualmente, a UPF conta com mais de 900 professores, cerca 1.250 funcionários e mais de 20 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. A instituição mantém 60 cursos de graduação e oferta a possibilidade de educação continuada por meio dos mais de 57 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais. 

Programa Recomeçar Plus

A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

 

PAE UPF pré-aprovado

O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento ao disposto no edital específico.

 

Benefícios financeiros

Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão conta com outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

 

Dentre os financiamentos, estão o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o PEC, que é o Programa Emergencial de Crédito próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; e o Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação. O Fies tem inscrições realizadas no sitehttp://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.

 

Informações

Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.

 

Foto (Arquivo/UPF)

Leia Também Vestibular da UPF neste sábado: cobertura é pela Planalto Presidente Nacional da OAB recebe medalha da Universidade de Passo Fundo “Oliver - O espetáculo continua” Premiados os vencedores do 1º Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo