32º Domingo do Tempo Comum.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Neste domingo a Palavra de Deus nos convida e nos ensina a virtude da "prudência" . Na primeira leitura do livro da Sabedoria 6,12-16 nos deparamos com o exercício da sabedoria. Sempre que abrirmos o Livro da Sabedoria encontraremos uma riquíssima coleção e diretrizes para o nosso bem viver. Devemos fazer deste um manual diário de como proceder como cristãos. Na segunda leitura do apóstolo Paulo às comunidades de Tessalonicenses 4,13-18 nos diz que aquele que crer que Jesus morreu e ressuscitou, crê também que o Senhor Deus os levará à glória eterna.
O relato do Evangelho, segundo evangelista Mateus 25, 1-13 compara o Reino dos Céus a dez virgens que saíram com suas lampadas ao encontro do esposo. Cinco delas, sem prudencia esqueceram de levar o óleo para acendê-las e as outras cinco se muniram do óleo. No meio da noite, porém, veio o esposo. As que estavam preparadas, acenderam suas lampadas e foram com ele para a sala das bodas, fechando a porta de entrada. Mais tarde as outras (não preparadas), chegaram e não conseguindo entrar, imploraram: "Senhor, Senhor, abre-nos". Mas, diz o evangelho que o Senhor não as conheceu.
Assim é com todos nós. Na vida precisamos sempre ser prudentes; estar prontos para qualquer acontecimento ou emergência que possa advir. Na falta da prudencia, surge a tolice e com ela sérias consequências. A precipitação, a excessiva pressa nas nossas decisões poderá levar ao fracasso. Junto com a prudencia vem a humildade. Reconhecer nossas limitações procurando, com cautela e prudencia, saber onde se pode ou não tomar uma atitude ou intervir em alguma situação. Existem situações que podem ser benéficas e importantes para nós e deixam de ser para os outros. Penso que o certo, antes de tomar uma decisão ou atitude, é a oração. Invocando o Espírito Santo e contando com a graça de Deus estaremos sempre com nossas "lampadas acesas",
Bom Domingo na paz do Senhor.

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!