O fator psicológico é fundamental para o sucesso nas provas

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

É necessário se preparar o corpo e a mente para não se sofrer com os efeitos causados pela preocupação/tensão que é muito comum nesta época do ano, em função do ENEM e dos vestibulares.

Este período do ciclo vital é um momento hormonal e social bastante turbulento para o adolescente, uma vez que somado a escolher a profissão e tomar rumos a sua vida adulta.

Outra questão é o medo da reprovação, o adolescente se sente muito inseguro, uma vez que a quantidade de conteúdo para estudar é grande e o número reduzido de vagas, principalmente em instituições públicas. Este conjunto de preocupações podem gerar uma confusão mental, dificuldade de memorização e concentração, tremores, taquicardias e suor excessivo.

O sono é uma questão fundamental, sendo importante manter horas de sono que costuma dormir diariamente, pois o que o cérebro tinha que assimilar já assimilou.

É aconselhável a atividade física em quantidades moderadas, uma alimentação saudável e equilibrada, e ainda que se diminua o ritmo dos estudos nos dias que antecedem as provas.

Muitos cursinhos ainda disponibilizam profissionais da Psicologia, para que orientem e auxiliem os estudantes, vindo a oportunizar uma forma de melhor se conhecerem e obterem melhores resultados.


Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito