O tão esperado ENART

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

Chegou o mês de Novembro, com toda a certeza, o mais esperado do ano por muitos gaúchos e gaúchas. O tão famoso ENART está cada vez mais perto de sua fase final e é nítida a preparação intensa de todos os participantes. Reunindo milhares de pessoas anualmente, na cidade de Santa Cruz do Sul o ENART é um dos maiores festivais amadores da América Latina, composto por dezenas de modalidades artísticas que ajudam a mostrar ao público simpatizante, um pouco do que é todo o tradicionalismo. Não temos dúvidas em afirmar que o ENART é um grande encontro não só de concorrentes, mas de amigos de anos que ali se conheceram e ali cultivam a sua amizade.

Criado em 1977, o ENART, inicialmente chamado Festival Estadual do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), veio para divulgar a cultura como forma de elevar a autoestima da população e oportunizar o surgimento de novos valores artísticos. Anos depois, em 1986, passou a se chamar FEGART – Festival Gaúcho de Arte e Tradição, e somente em 1999 é que recebeu a denominação ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha.

O palco do ENART, ou, o palco dos sonhos, para muitos, é o lugar onde anos de ensaio e dedicação são reconhecidos por um ginásio lotado. Fazendo jus ao nome, este festival é o maior encontro dos tradicionalistas, de sonhadores e de pessoas que veem na arte da dança, da música, da poesia a maneira de expressar os seus sentimentos de admiração para com a cultura do nosso Estado. Não só de valores artísticos é feito o ENART, tampouco de competições. O ENART é feito a cada ensaio, cada dança, é feito a partir do suor de seus participantes e porque não dizer, é feito a partir dos seus sonhos.

Ao mesmo tempo que o ENART se aproxima, nos aproximamos do fim do ano. Talvez ali esteja mais um motivo pelo qual este festival seja tão impactante na vida de todos os tradicionalistas. O sentimento de amizade aflora a cada ano, e um misto de gratidão e ansiedade surge ao chegar ao parque, talvez por tudo o que foi feito para chegar até ali, e porque não por simplesmente estar aí.

O ENART acontece do dia 17 a 19 de Novembro na cidade de Santa Cruz do Sul, venha fazer parte do maior festival da América Latina, e como diz uma música: “Um movimento gaúcho de arte, união e paz a força de uma paixão e aquela emoção que só o ENART nos traz. E a tradição ganha vida nas vidas de todos nós, amor, solidariedade, ritual de simplicidade, transcende a alma e a voz.”

Leia Também A subjetividade na perspectiva rizomática Cenário social x talentos do futebol Três gols de bola aérea: onde está o problema? A crônica de uma sentença anunciada