Comitiva do Comung inicia visitas em Portugal

Compartilhe

Com o intuito de conhecer os ambientes de inovação e instituições de ensino superior portugueses realizando a conexão dos ecossistemas de empreendedorismo de instituições agregando diferentes componentes do empreendedorismo do Rio Grande do Sul, reitores e gestores de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) participam de missão internacional em Portugal.
 
O grupo viajou no último sábado, dia 18 de novembro. No domingo, dia 19 de novembro, estiveram em agenda com o reitor da Universidade de Málaga, José Ángel Narvárez Bueno, em Lisboa. A agenda seguiu nessa segunda-feira, dia 20 de novembro, com a visita ao Instituto Politécnico de Leiria, onde foram recebidos pelo reitor Nuno André Oliveira Mangas Pereira e pelos responsáveis por cada centro. O grupo também conheceu o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, no município de Marinha Grande.
 
Nesta terça-feira, 21, a comitiva conhece a Escola Superior de Artes e Design na cidade Caldas da Rainha e se desloca até o município de Peniche para visitar a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o Centro de I&D – Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, junto ao Porto de Pesca de Peniche.
 
No dia 22 de novembro, a comitiva segue em agenda na Universidade do Porto, sendo recebida pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, conhecendo também Porto Inovação. No dia 23 de novembro, o grupo conhece o UPTEC TECH – Polo Tecnológico e Centro de Inovação.
 
Comitiva
Integram a comitiva o reitor da Universidade de Passo Fundo e presidente do Comung, José Carlos Carles de Souza; a reitora do Centro Universitário Metodista IPA, Anelise Nunes; o vice-reitor, presidente da Fuvates e pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Candido da Silva Cyrne; a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Helfer; o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; a pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, Cristina Ennes; a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Enedina Silva; o coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul, Enor Tonolli; a reitora da Universidade Feevale, Inajara Ramos; o vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa; a reitora da Universidade da Região da Campanha, Lia Quintana; a reitora da Universidade de Cruz Alta, Patricia Bianchi; a coordenadora de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA, Patricia Treviso; e o pró-reitor de Administração da La Salle, Renaldo de Souza.
 
A comitiva viaja com a agência Paralelo 30 Viagens e Turismo, que já organizou mais de 10 missões internacionais para o Comung em diferentes países como França, China, Portugal, Espanha e Índia. Em 2016, a missão do Comung visitou instituições de ensino da Espanha. O grupo retorna no dia 25 de novembro.

Leia Também Pais fazem filas para garantir matrículas na EMEI Santa Maria Inscrições para vestibular da UFRGS começam nesta segunda MEC pede mudança no horário de verão por causa do Enem Alunos da educação infantil imersos no mundo das artes