Preduc promove 10º Seminário de Monitoramento

Compartilhe

Durante os dias 10, 13 e 14 de novembro aconteceu, na sede do Ministério Público de Passo Fundo, o 10º Seminário de Monitoramento da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo (Preduc). Presidido pela promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze, o evento contou com a participação do promotor João Paulo Bittencourt Cardozo e da assistente social Silvana Dóris Perin, do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público (GAT). Durante o seminário, Ana Cristina Ferrareze realizou a apresentação do Portal Ficai (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) no site do Ministério Público.

Gestores dos 147 municípios que integram a Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo foram divididos em cinco grandes grupos, sendo que os grupos um, três e quatro se fizeram presentes nos dias 10, 13 e 14 de novembro. Já os grupos dois e cinco participarão do seminário nos dias 21 e 22 de novembro, em Palmeira das Missões e Carazinho, que será coordenado pelo promotor de Justiça João Paulo Bittencourt Cardozo.

O Seminário de Monitoramento visa debater e refletir sobre a melhoria da qualidade da educação, de acordo com as metas estipuladas no Plano Nacional de Educação – PNE. Dentre as ações propostas, destacam-se: a universalização da educação infantil, devendo a busca ativa ser realizada de forma permanente, além do fortalecimento das redes de apoio à escola (RAE) e a oferta e organização da educação inclusiva de qualidade.

Outras ações destacadas são a estruturação e aprimoramento dos Conselhos de Controle Social e a prevenção e enfrentamento da infrequência e abandono escolar. Na oportunidade, foi tratado, ainda, sobre o Projeto Distorção Idade-Série, que está sendo desenvolvido em todas as Preducs.

Por promover a aproximação da Preduc com os municípios o seminário possibilita o conhecimento das principais dificuldades enfrentadas pelas cidades em relação à educação e, na mesma medida, encontrar uma solução para tal problema.

O encontro contou com a presença de 73 municípios, 11 prefeitos, 7ª CRE, 15ª CRE, 16ª CRE, 25ª CRE, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação e Conselhos Municipais de Educação, totalizando 185 participantes.

Leia Também Anhanguera oferece bolsas especiais para participantes do Enem Fique atento ao período de inscrições do ProUni Resultado do Enem 2017 será divulgado nesta quinta-feira Enem: resultado estará disponível no dia 18