Hemocentro de Passo Fundo convoca doadores de sangue

Compartilhe
Foto: Fredy Silva   Foto: Fredy Silva 

O Hemocentro Regional de Passo Fundo é responsável pela captação de sangue em 139 municípios do Rio Grande do Sul, como as cidades de Marau, Lagoa Vermelha, Soledade, entre outras. A coordenadora de Captação de Doadores do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, destaca que é feita uma análise do estoque de sangue diariamente e, quando necessário, convidam os doadores já cadastrados a realizar doações.

“A nossa análise é feita diariamente. O setor de processamento e distribuição e a gerência de estoque nos encaminham, todas as manhãs, o estado do estoque e a gente avalia. Faz uma avalição dos grupos sanguíneos que tiveram uma saída, que tiveram baixa, e a gente faz, então, a convocação dos doadores daquele grupo em específico. Essa análise é feita diariamente, e, sempre que necessário, a gente faz a convocação do doador do grupo específico via telefone.” informa Alexandra.

Segundo a coordenadora, o Hemopasso recebe 1.100 doações por mês, quantidade que deve aumentar por conta das comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Esse ano não será diferente. Vai ser uma grande festa de solidariedade. O motorista Marcos Antônio Vedoy, de 47 anos, morador do bairro São José, costuma doar sangue três vezes por ano. 

“A importância para mim começou com 18 anos, como acontece hoje, que alguém precisou. Alguém que eu conhecia precisou. E ai eu dei o primeiro passo, na época era 18 anos, no mínimo. Hoje, nós já podemos doar com 16 anos e a partir dai eu comecei a fazer, tomei gosto, que eu vi que só estava ajudando. Muita gente que eu conheci precisou de sangue e deu tudo certo com eles com a minha doação e de outras pessoas. Eu não parei mais. Então é muito importante para mim saber que tem gente em hospitais, por aí, que depende desse sangue. E é uma coisa que a gente pode fazer em vida, ajudar todos eles.”  disse Marcos.

Doar sangue é um gesto de solidariedade. Vai ficar de fora dessa? O Hemocentro de Passo Fundo está localizado na Avenida 07 de Setembro, número 1055, no centro da cidade. Abre de segunda a sexta e funciona das oito da manhã até uma e meia da tarde. O telefone para contato é 3311-1427. Repetindo: 3311-1427. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre16 a 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Também é preciso ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, além de ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue Ministério da Saúde, Governo Federal.

Leia Também Psicóloga fala sobre aumento de suicídios em janeiro Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos Saúde recomenda vacinação contra febre amarela a 100% das cidades gaúchas Febre amarela: saiba quem não deve ser vacinado contra a doença