GPS é medida útil e barata para o Interior

Postado por: Ronaldo Rosa

Compartilhe

Fone de ouvido e o celular são grandes ameaças no trânsito

Tem sido cada vez mais comum, as pessoas se desligarem do que estão fazendo, distraídas na tecnologia. É o caso dos pedestres com o fone de ouvido, a pessoa coloca o som no volume máximo a sai a caminhar por aí, para o trabalho, para a faculdade, para casa, enfim para todos os lados. O perigo é que a pessoa se distrai, invade a rua, se atravessa na frente dos veículos e aí se o motorista também estiver distraído, é atropelamento na certa. Dia desses observei uma moça que invadiu uma preferencial, como se estivesse caminhando no pátio da sua casa, com fone de ouvido e fumando um cigarrinho. Outra situação mais grave é o celular na mão, enquanto dirige, quer falando, quer mandando mensagem. Muitas mortes, sem motivos aparentes, se justificam neste comportamento. Em ambos os casos é realmente colocar a sorte a prova. A situação no trânsito anda tão complicada, mas tudo é por falta de atenção e educação de todos.  

 

GPS é medida útil é barata para o Interior

Acompanhei nesta semana a apresentação de uma empresa de Chapecó, que instalou no interior daquela cidade o projeto, GPS Rural. O interior de lá é equivalente ao de Passo Fundo, onde foi feito todo o mapeamento das vias principais e demais, pelo investimento de R$ 53 mil. Sem dúvida um investimento viável, diria até barato, para o retorno que pode dar. Com as localidades mapeadas, os órgãos de segurança pública, como Brigada Militar, Bombeiros e até outros, como SAMU, atenderiam mais rápido os chamados, o que pode significar salvar vidas. Com a violência registrada nos últimos tempos no interior é preciso fazer alguma coisa para melhorar a segurança dos agricultores e seus familiares. O projeto Guardião, de vídeo monitoramento é muito importante, mas vejo como uma realidade distante para o interior, por isso o GPS seria a medida mais útil no momento. Parabéns ao vereador Tiechinho que lançou a ideia. Agora é mobilizar as entidades e forças vivas para tirar a proposta do papel.

 

Escola municipal dá exemplo de comemoração

Hoje é o Dia de Ação de Graças. Cm certeza deve haver muitas iniciativas pela cidade, mas quero destacar a iniciativa da EMEI da Vila Luiza, que trabalhou o tema durante o mês inteiro com as crianças e hoje realiza uma celebração na escola, em comemoração a data. Durante o mês de novembro foram trabalhados com os alunos temas como amizade, respeito, união, solidariedade e paz. A iniciativa encerra com um gesto concreto, que será uma visita no Lar de Idosos da Lucas Araújo, onde serão doados produtos de higiene e doces para os atendidos, ofertas arrecadadas junto às famílias da escola. É isso que precisamos para melhorar a nossa sociedade e fortalecer a nossa cultura, ao invés, por exemplo, de ficar fazendo festa da Haloween, que não é da nossa cultura e ainda por cima não acrescenta nada da educação das crianças. Parabéns a diretora Fabiane e toda a equipe!

 

Dizem por aí... Que grandes apreensões nos presídios, como acontece frequentemente em Passo Fundo, não é mais notícia. Será verdade...

Leia Também Primavera Matam a educação pública, aos poucos! A periferia como lugar de atenção da Igreja Católica de Passo Fundo Orgulho Gaúcho