Quem é mais teimoso?

Postado por: Adalíbio Barth

Compartilhe

A discussão, sobre assunto trivial, já se prolongava por um bom tempo, entre duas pessoas conhecidas por suas teimosias sobre diferentes pontos de vista. Não havia jeito de pararem com o bate-boca, porque cada um queria ter a última palavra. As pessoas foram se retirando aos poucos e quase os deixaram a sós, pois todos estavam desgostosos com essa situação desagradável.

Alguém se aproximou disposto a encerrar a contenda e servir de interlo­cutor:

- Afinal o que estão discutindo, porque eu quero, como juiz entre as par­tes, que termine logo esta bagunça!

Um dos contendores interveio:

- Eu, como bom conhecedor da natureza, estou afirmando que aquela árvore, na encosta do morro, é um angico. E ele quer desafiar-me, dizendo ser um pé de cedro. Jogamos um engradado de cerveja.

- Eu – continuou o desafiante – sempre lidei no mato, conheço todas as árvores e não há dúvidas que é um cedro.

O árbitro entre as partes prontamente interveio e com toda razão, com aplauso de todos, chamou os bodegueiros:

- Tragam dois engradados de cerveja, porque os dois perderam. Aquela árvore não é nem angico e nem cedro, mas um pé de canela. Cobrem o preço de cada um e boas festas a todos!

Aceitaram a intermediação e partiram para os festejos. Depois comenta­vam entre si:

- Sabe que foi bom terminar assim, porque o pessoal todo estava indo em­bora e se nós brigássemos, não haveria ninguém para apartar a briga.

Encontramos pessoas aferradas em seus pontos de vista, sem nenhuma chance de dar razão a qualquer outra pessoa. São os birrentos e cabeçudos, já conhecidos em reuniões e assembleias por suas discussões acirradas e intransigentes. Como lidar com as pessoas teimosas? Como valorizar os diferentes pontos de vista das pessoas?

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações