Transporte coletivo: Thans esclarece processo licitatório

Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira, 04, o Secretário Municipal de Transporte e Serviços Gerais, Cristian Thans, participou do programa Na Ordem do Dia, com João Altair, para falar sobre a licitação do transporte coletivo.

Thans se disse surpreso com o fato de a Coleurb não participar da licitação. “Nós tivemos em torno de 4 ou 5 empresas, de vários estados do Brasil, que demonstraram interesse, fizeram questionamentos. Então, nós tivemos interesse sim, nós esperávamos no mínimo umas três e nos surpreendeu o fato de a empresa de Passo Fundo não apresentar. Isso realmente é uma surpresa”.

A única empresa a se apresentar para a licitação foi a STADBUS, de Santa Cruz do Sul, que propôs o valor de R$ 3,03 para a passagem. Cristiam falou sobre a sequência do processo. “A planilha de custos que ela apresentou para justificar o valor que ela ofereceu para o múnicipio está em analise técnica. Nós temos até amanhã, 05, para contarmos com o retorno. Estando tudo ok, se o valor que ela ofereceu é factível, se ela provar que ela consegue operar cumprindo todos os requisitos que o edital prevê nós vamos para uma segunda etapa”.

Sobre as mudanças no edital, citadas pelo engenheiro da Coleurb, Antônio Augusto Lovato, como sendo um dos motivos para a não participação da empresa, o secretário esclarece: “Não existe informalidade numa licitação desse porte. Todos os ajustes estão no Portal Transparência e valem para todas as empresas que quiserem participar. Então, eu não concordo com a manifestação, porque foi amplamente divulgado. Ocorreu que no cálculo da tarifa foram considerados os motores dianteiros e no projeto básico saiu que deveria ser motor traseiro, mas nós entendemos que como a planilha foi feita com motor dianteiro nós admitimos que poderia. Então, não houve alteração verbal, tudo está documentado”.

Se a empresa do Vale do Rio Pardo atender a todas as exigências dessa primeira etapa, ela parte para um segundo momento, em que será analisada a saúde financeira da concorrente. 

Leia Também Projeto de lei que garante meia-entrada para professores de Passo Fundo é aprovado Legislativo aprova prazo para respostas do Executivo CDL acompanha lançamento da Operação Papai Noel BSBIOS realiza simulação de evacuação de emergência