IFSUL Passo Fundo promove ato em defesa da educação pública

Compartilhe

Nesta terça-feira, por volta das 8h30 da manhã, servidores e estudantes se concentraram no auditório do câmpus para discutir as principais ameaças à educação pública gratuita e, logo depois, em frente ao câmpus Passo Fundo, na Estrada Perimetral Leste, 150, na saída para Lagoa Vermelha.

Recentemente, relatórios do Banco Mundial e manifestações do MEC acenam para a privatização das instituições públicas e cobranças de mensalidades aos estudantes, além de inúmeras outras medidas governamentais que ameaçam, significativamente, a garantia da continuidade dos serviços públicos em educação.

Resultados recentes do ENEM, PISA e do INEP, comprovam que os Institutos Federais de Educação Ciência Tecnologia, apresentam os melhores resultados em educação em nível nacional, cuja qualidade é inquestionável.

Dados concretos também demonstram que a maioria dos estudantes de Institutos Federais possuem renda per capita inferior a 1,5 salários mínimos, o que tornaria insustentável a continuidade dos estudos destes jovens, caso não se garanta a gratuidade do ensino e a qualidade dos serviços prestados por estas instituições.

Leia Também Presidente da SAMI fala sobre os trabalhos da entidade Inscrições de chapas para Eleição da UPF vão até 8 de maio Uniforme escolar já foi entregue para 27 escolas municipais Seminário nacional de inclusão digital acontece em maio