Cidade do Amanhã: alunos concluem trabalhos e recebem certificados

Compartilhe

Mais do que participar, incluir as crianças no processo de revisão do Plano Diretor. Esse foi o mote do projeto Cidade do Amanhã, realizado com estudantes dos 8 aos 10 anos de quatro escolas de Passo Fundo. Em dois momentos de trabalhos, eles reconheceram as necessidades, apresentaram propostas e avaliaram o que a cidade e os bairros em que moram precisam.

O projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria do Planejamento da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, começou com a publicação do edital para a inscrição das escolas interessadas. Nesta etapa, quatro instituições se inscreveram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, Colégio Notre Dame Menino Jesus, Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Sechi e Escola St. Patrick.

Com o nome das escolas participantes, foram escolhidas as turmas de terceiros e quartos anos, em virtude da faixa etária requerida para a participação. Depois disso, foram iniciadas as atividades nas turmas. No primeiro momento, os alunos conheceram sobre a história de Passo Fundo, visualizaram e reconheceram parques, praças e locais estratégicos da cidade. Já na segunda atividade, foram desafiados a apresentar o que queriam para seus bairros, através do desenho de mapas e construção de maquetes.

“Tivemos a participação de quatro escolas e, cada uma delas, de um ponto diferente da cidade. Por isso, foi possível ter uma ideia de várias realidades”, comentou a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert. Ela lembrou ainda que essa foi uma ideia nova, nunca antes realizada em Passo Fundo. “Foi uma oportunidade inédita das crianças opinarem sobre o que querem para a cidade”, salientou.

A participação de crianças nesse processo ressaltou um ponto bastante defendido pela administração municipal, conforme lembrou o vice-prefeito João Pedro Nunes, que foi dar voz a quem faz parte da cidade como um todo. “Uma cidade é construída por pessoas e cuidar da cidade é cuidar das pessoas que fazem ela. A cidade é quem trabalha, quem estuda, quem convive diariamente nas ruas. E também é construída pelas crianças, que aqui têm garantida a sua participação e opinião”, destacou.

Com o encerramento de todas essas atividades, nesta terça-feira (5) foi o momento de finalizar o projeto. Reunidos no Auditório do Colégio Menino Jesus, os mais de 350 alunos participantes receberam das mãos da secretária Ana Paula, do secretário de Educação, Edemilson Brandão, do secretário de Transparência e Relações Institucionais, Édison Nunes, do vereador Alex Necker e do vice-prefeito João Pedro os certificados de participação.

Todos os pontos levantados com o projeto Cidade do Amanhã estarão contemplados no diagnóstico que está sendo elaborado no processo de revisão do Plano Diretor. As ideias, sugestões e críticas levantadas pelos estudantes farão parte da construção do plano que irá determinar como e para onde Passo Fundo vai caminhar nos próximos anos.

(Foto: Glenda Vívian)

Leia Também Pais fazem filas para garantir matrículas na EMEI Santa Maria Inscrições para vestibular da UFRGS começam nesta segunda MEC pede mudança no horário de verão por causa do Enem Alunos da educação infantil imersos no mundo das artes