Curiosidades sobre gestação animal

Postado por: Deniz Anziliero

Compartilhe

Hoje vamos falar do período de gestação das principais espécies animais de interesse econômico, afinal, o nascimento de filhotes geralmente traz muita alegria aos tutores e às famílias.

Nos pets, especificamente nas cadelas, o primeiro cio geralmente acontece a partir do sétimo mês de vida em animais de pequeno porte e de um ano de idade em diante em animais de grande porte.

Ele dura 21 dias, com ovulação entre o décimo e o décimo quarto. Isso acontece a cada cinco ou seis meses. Os principais sinais são edema vulvar, corrimento sanguinolento, inchaço das mamas e comportamento mais dócil e quieto do animal.

Já as gatas têm o primeiro cio entre o sexto ou sétimo mês de vida.           Ele também dura 21 dias, tem sinais menos visíveis do que nas fêmeas de cães e é bem mais frequente. As gatinhas que convivem com outras fêmeas podem entrar no cio até uma vez por mês. Isso mesmo! Isso acontece porque quando um animal entra no cio, induz os outros a entrarem também. Chamamos de cio induzido. Ao contrário das cadelas, as gatas costumam ficar bem mais ariscas nesse período.

O período de gestação dos felinos dura dois meses. Dos caninos, entre 63 e 65 dias.

Então, quanto tempo os demais bichanos demoram para nascer??

Confere ai!!


Leia Também Pantalona favorece todo tipo de corpo O culto à ignorância Conheça os 21 bloqueadores da criatividade e fuja deles – Episódio I Unindo gerações para construir o amanhã