As melhores dicas para fidelizar seus pacientes

Compartilhe

Com o crescimento profissional de todas as áreas e a expansão constante da área da saúde, faz necessário e importante criar medidas e estratégias para fidelizar seus pacientes e manter sempre seu consultório ou clínica movimentado e procurado.

Para isso montamos algumas das melhores dicas, ações e cuidados que você ter para conseguir um diferencial importante nesse mercado e destacar-se, mantendo seu fluxo de pacientes sempre alto.

Você sabia que fidelizar os pacientes que você possui é muito mais barato do que conquistar novos?

A melhor estratégia nesse caso, e a mais barata, é utilizar o testemunho dos seus pacientes reais. A internet é um meio de propagação incrível hoje em dia, e as pessoas tornam-se cada vez mais apegadas e vinculadas aos apelos e as manifestações que estão em mídias sociais. As viralizações ocorrem e segundos.

Seus pacientes, que já são clientes, tendem a fazer mais investimentos, e não vão procurar outra opção porque já lhe conhecem e confiam no seu trabalho.

Para que isso se torna um rotina em seu consultório ou clínica vamos as dicas para auxiliar nessa questão:

O primeiro e mais importante passo, indispensável para que qualquer paciente retorne, e o atendimento que ele irá receber. Desde o atendimento telefônico que ele recebe no momento que liga para saber informações, até o atendimento presencial na recepção. Atenção e cordialidade de toda equipe, desde enfermeiros, atendentes, auxiliares ou qualquer profissional envolvido no atendimento desse cliente.

Ele precisa sentir-se bem recebido, acolhido, e recebendo atenção e cuidado desde o primeiro contato. Esse é o grande segredo.

Muitos não percebem que suas atendentes precisam ser bem instruídas e treinadas ao tratar com seus pacientes logo no primeiro contato ao telefone. Aquele que liga apenas para saber informações é um futuro cliente. Basta um bom atendimento, atenção, empatia e cordialidade, em alguns casos o valor da consulta não vai fazer toda a diferença.

Outro detalhe importante é ter sempre horários disponível na agenda. Você também pode contratar profissionais de sua confiança para compartilhar sua agenda, eles podem atender casos mais urgentes, e liberar encaixes para novos clientes que você não poderia atender.

 É importante que o profissional seja de sua inteira confiança e possua o mesmo padrão e credibilidade que você possui.

Isso permite que o paciente se sinta acolhido e importante, já que a clínica faz sempre o possível, e sempre tem horário disponível para atendê-lo.

É importante que você se coloque disponível para atender seus pacientes por e-mail ou por Whats App. Esse diferencial auxilia muito na fidelização. Muitas vezes uma resposta para uma dúvida ou frustração durante um tratamento, faz com o paciente não desista de realizar o procedimento ou troque de serviço.

Chame sempre seus pacientes pelo nome, você e sua equipe. Se for necessário tenha um cadastro com fotos para que isso seja possível para toda equipe.

O atendimento mais próximo, humanizado, empático, faz com que o paciente se sinta importante e especial.

O seu espaço físico, o seu ambiente precisa ser acolhedor e receptivo. As primeiras impressões presenciais vêm dessa visualização.

Normalmente o que ocorre é que nesses locais, as pessoas ficam tensas, ansiosas, nervosas. Sejam consultórios médicos ou odontológicos, é nesse momento que ela precisa sentir a diferença tanto no ambiente quanto no atendimento.

O ambiente, a iluminação, o design de sua sala precisa ser acolhedor, precisa ser trabalhado de forma que ela não perceba a espera e se aclame.

Você pode fazer uso de canais de rádio personalizadas, que tenham músicas que causem uma atmosfera agradável. Pode usar anúncios sutis, de seu consultório, dando dicas de saúde, falando dos seus serviços e seus diferenciais.

Quantas vezes seus pacientes já buscaram outro lugar para realizar um procedimento que você oferece em sua clínica? Isso já aconteceu com você?

É muito comum acontecer, porque as pessoas não sabem de todas as especialidades e tratamentos que você oferece.

É importante usar a comunicação nesse momento na sala de espera, e também nas redes sociais para divulgação de seus serviços e seus diferencias.

Isso torna-se uma estratégia melhor do que deixar seu cliente procurar por seus serviços na internet ou ler panfletos e na recepção do seu consultório.

A estratégia é ótima, ele ouve enquanto está ali, você aproveita um momento que o paciente já está conectado com o serviço e especialidade que você oferece, isso pode também despertar a curiosidade antes da consulta e deixá-lo de mente aberta no momento que você oferecer algum procedimento, tratamento, serviço, especialidade, ele já ouviu anteriormente e pode ter despertado sua curiosidade já.

Você pode fazer uma seleção musical diferenciada, isso descontrai, relaxa, torna o ambiente agradável e acolhedor.  Músicas com significados, com um propósito especial, comunicando algo e causando determinadas sensações. Baseado nisso seu repertório musical deve ser montado.

Leia Também Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade