Prevenção e tratamento da azia

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A azia é uma forma de indigestão desconfortável que provoca sensações de queimação no peito ou parte superior do abdômen. Esse problema afeta milhões de pessoas, mas pode ser tratado com ajustes na dieta.

Os episódios de azia podem ser ocasionais ou frequentes, podendo interferir na rotina e qualidade de vida do paciente, e até ser sinal de algum problema mais grave. Por isso, é importante ficar atento para alguns sintomas e buscar ajuda profissional.

Uma excelente alternativa imediata para diminuir a  azia é comer uma torrada ou dois biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de queimação.

Outras opções são: chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes.

Para prevenir, pode-se recorrer a alguns chás para normalizar a secreção de ácido: chá de gengibre, funcho, espinheira santa ou até mesmo fazer o suco de pera que possui uma reação rápida na estabilização da secreção.

Para casos mais graves onde se utiliza medicação pode-se recorrer ao uso de bicarbonato e sódio que tem ação normalizadora do quadro clinico, podendo ser usado uma colher de café para 100 ml de água, misturar e ingerir em pequenos goles.

É importante ter uma alimentação equilibrada com pouca gordura, sal e açúcares e fracionada em média 6 a 7 refeições para evitar a sobrecarga no estômago.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?