Câncer de Pâncreas: o que é?

Compartilhe

Nestas próximas semanas, conversaremos um pouco sobre o câncer de pâncreas. Discutiremos sobre o que é, principais sinais e sintomas, detecção precoce, estadiamento e seu tratamento.

O pâncreas é responsável não só pela produção de suco pancreático como também pela produção de hormônios, como a insulina. É um órgão localizado mais posteriormente no interior do abdome.

O carcinoma ductal do pâncreas é originado das células que recobrem os ductos pancreáticos por onde o suco pancreático é conduzido até ser secretado no duodeno. Este é o tipo mais comum e também o mais agressivo de câncer de pâncreas. Outros tipos, como os tumores neuroendócrinos, são menos agressivos e mais raros.

A agressividade do câncer de pâncreas vem de suas habituais disseminações linfática (acometendo gânglios linfáticos ao redor da lesão) e também hematogênica (disseminação de células tumorais para órgãos à distância através da corrente sanguínea).

Os principais fatores de risco para este tipo de câncer são histórico familiar, tabagismo (fumo), consumo prolongado de álcool, história de pancreatite crônica e obesidade. Notem que é uma neoplasia relacionada a hábitos de vida, apesar de mesmos pacientes sem história de tabagismo, obesidade ou ingesta alcóolica poderem apresentar.

Desta forma, a melhor maneira de evitá-lo é com hábitos de vida saudáveis.  Evitar o fumo e a ingesta de álcool são essenciais. Além disto, incluir uma rotina de alimentação saudável e praticar atividade física regular.

Na próxima semana, conversaremos sobre seus principais sinais e sintomas. Até logo e uma ótima semana a todos!

 

 

Leia Também 25º Domingo do Tempo Comum. Municípios devem participar do censo SUAS O político honesto e seu Fusca. Uma incrível história real. Sabedoria