Recibela: final do ano com mais reciclagem e aumento no número de cooperados

Compartilhe

A formalização do contrato da Prefeitura de Passo Fundo com a Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela) continua a dar bons resultados. A equipe de recicladores aumentou novamente no mês de novembro, de 35 para 47 cooperados, sendo que no início eram apenas 19 trabalhadores. Com isso, o volume de material reciclado subiu de 50 para 62,82 toneladas. 

O avanço é significativo para o município, além de aumentar a renda dos cooperados, que receberam individualmente R$ 835,00 no mês de novembro. 
Os cooperados recebem os resíduos que chegam até a Central de Triagem e Transbordo, onde todo material passa por uma triagem, e aquilo que pode ser reaproveitado para venda é separado. Depois, cada tipo de resíduo, seja papel, plástico, vidro ou metal é destinado para empresas que compram estes materiais para reaproveitá-los.

Cada um fazendo a sua parte
Todo o lixo recolhido em Passo Fundo é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação. Na esteira as sacolas ou sacos de lixo são abertos para o material reciclável ser separado pelos cooperados.

Justamente por essa logística, é fundamental que as famílias façam a separação do lixo seco e orgânico em suas casas, como explica Rubens: “a separação dos resíduos nas residências facilita o trabalho de reciclagem realizado por todas as cooperativas, em especial a Recibela, por isso a importância da separação em resíduo orgânico e seco independente de possuir coleta seletiva no bairro”. 

(Foto: Divulgação/ Ass. Prefeitura)

Leia Também Bairro a Bairro deste sábado será no Zachia Empresa de Erechim é habilitada para realizar obras no Aeroporto Lauro Kortz Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos Cesta básica de Passo Fundo registra alta de 0,19% em setembro