Benefícios do consumo diário de leite e derivados lácteos

Compartilhe

Nesta semana, o professor do Curso de Medicina Veterinária da IMED, Giovani Jacob Kolling fala sobre os benefícios do leite.

O leite é um alimento rico em nutrientes, contendo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. O leite e seus derivados devem fazer parte da alimentação de crianças e adultos de todas as idades devido à sua composição nutricional equilibrada e riqueza em cálcio, indispensáveis numa alimentação saudável.

Pesquisas recentes realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) demonstram que o consumo de produtos lácteos ricos em gordura (leite integral, queijos e manteiga) não aumentam os riscos de doenças cardiovasculares e de obesidade, pelo contrário, pode até reduzi-los. Os estudos apontam que o possível efeito cardioprotetor exercido pela gordura do leite parece estar vinculado, pelo menos em parte, à presença de compostos com efeitos benéficos para o sistema cardiovascular, com destaque para o ácido linoleico conjugado (CLA), o ácido vacênico, o ácido alfalinolênico (ômega-3) e o ácido oleico, esse último componente presente no azeite de oliva, comprovado pelos seus inúmeros benefícios à saúde humana. A gordura do leite é a principal fonte diária de CLA e de ácido vacênico na dieta humana, contribuindo significativamente para a ingestão de ácido oleico.

A proteína láctea, de alto valor biológico, beneficia o crescimento e o desenvolvimento das crianças e adolescentes e garantem um aporte proteico aos adultos. Já as proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, que são extraídas durante o processo de fabricação do queijo, possuem alto valor nutricional, contendo elevados teores de aminoácidos essenciais, principalmente ricas em leucina, que estimulam a síntese proteica, e também apresentam alto teor de cálcio. Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, com efeitos sobre o ganho de massa muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da distribuição de gordura corporal, e melhora do desempenho físico.

O leite e os derivados também possuem vitamina A que é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos ossos além de ser importante para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo. Também possui um efeito antioxidante que ajuda a proteger o corpo da ação dos radicais livres que colaboram para o envelhecimento precoce das células.

Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é consumir três porções de lácteos por dia. Recomenda-se que essas porções variem, como por exemplo, ingerindo um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Leite é saúde! 

Leia Também Seleção brasileira foi o retrato da situação do país Liderança e invencibilidade marcam a caminhada do Gaúcho Alimentos importantes para o inverno Doença do Refluxo Gastroesofágico – Complicações