Sobre missão de vida e furacões que transformam o mundo

Postado por: Amilton Rodrigo de Quadros Martins

Compartilhe

É chegado o 2018, e com ele, planos, projetos, sonhos e novas parcerias. Para todos nós, educadores, professores, pais e mães, é sempre um desafio dobrado e triplicado, pois frente a um mundo em convulsão de valores, formar cidadãos conscientes é um mega desafio. Não existe uma pessoa consciente de seu papel, que não se pergunte se está fazendo a coisa certa, se está no caminho e se está impactando de verdade ao seu redor.

Uma das formas de responder essas importantes perguntas, é olhar para excelentes exemplos de quem já fez e faz o que você sonha, seus ídolos, ou como se chama na área dos negócios, o seus benchmarks. É sobre isso que quero escrever hoje.

Somente em 2017, tive o prazer de conhecer pessoalmente a Secretária de Educação de Carazinho, Sandra Citolin, mesmo já conhecendo seu legado como mulher de garra, militante e guerreira. Lembro de ter lido que ela, rompeu no mesmo ano, dois paradigmas que perduraram por 80 anos no município de Carazinho: a primeira mulher a assumir o posto de Presidente do Legislativo Municipal e assumir o Executivo Municipal como prefeita em exercício.

Em um recente livro lançado em São Paulo e que vai atravessar o Brasil, ela explica a importância do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Norte Gaúcho, entidade em que ela ocupava o cargo de Conselheira de Articulação:

ADE Norte Gaúcho é uma formação conjunta de várias parcerias com uma importância estratégica de desenvolvimento regional pela Educação. Objetivamente discutindo, propondo e traçando metas para que na prática, ocorra as mudanças necessárias para os municípios que compõe o ADE, fortalecendo e respaldando as ações”.

Certamente, sua família, seus amigos e as pessoas afortunadas que trabalhavam próximos à ela, tem centenas de histórias fantásticas para contar, de luta, superação e garra. Mas, me permitam, vou contar a minha singela: de todo seu legado, sabe o que eu mais gostava? Conversar com ela.

Sabe quando você conversa com alguém, e sente uma energia capaz de derrubar muros e paredes só com o pensamento? Alguém que quando vai embora, você fica pensando … meu Deus, de onde veio essa mulher? Alguém que você tem uma aula de doutorado da vida a cada encontro? Uma mulher apaixonada pelo que faz e por impactar ao seu redor.

Um furacão ... pensei eu, na minha inocente pequenez de tentar achar um adjetivo para ela. Um furacão ao contrário, que ao invés de devastar tudo ao seu redor, vai construindo, transformando, propondo e executando, sem medo de desafios, retirando as pedras do caminho para construir pontes.

Essa foi minha sensação, quando soube de seu retorno ao plano espiritual. Primeiro o choque, a tristeza, depois a gratidão. Não sou temente a Deus, um filho não deve temer seu pai. Sou um cristão espírita que segue os preceitos de Jesus, e acredito em missão de vida e na vida eterna. Acredito que quando nossa missão é cumprida, voltamos pra casa, para receber os louros e glórias de nossa vitória.

É dessa forma que venho aqui, singelamente, agradecer a Deus e ao grande mestre Jesus por ter conhecido a querida Sandra, e agradecer a ela mesma, por ter me mostrado que a nossa missão de vida de impactar pela educação, é nobre, urgente e não estamos sós. Serenidade e paz à sua família e amigos, garra e energia a sua fantástica equipe da SMEC de Carazinho, pois a transformação do mundo que ela mobilizou, não pode parar.

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Educador e líder do InovaEdu IMED – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação

Leia Também A segurança pública começa com justiça social! O Fusca da Chevrolet Nomofobia (vício em celular) O retorno da alfaiataria no office look