Dr. Rogério Riffel fala sobre a situação do Hospital Bezerra de Menezes

Compartilhe

No programa Comando Popular, Ronaldo Rosa conversou com o psiquiatra e diretor técnico do Hospital Bezerra de Menezes, Dr. Rogério Riffel.

O Hospital Psiquiátrico tem sido afetado pela Lei da Reforma Psiquiátrica e hoje, a diária recebida não permite manter a alimentação, hotelaria e cuidados médicos necessários, o que o torna muito dependente do Hospital da Cidade, que sempre prestou um serviço muito importante. "Se não tivesse essa ajuda, já teria fechado há muito tempo" afirmou o Dr.

O que acontece com o Bezerra, é que ele vem há muitos anos sendo mantido e agora como é público (a situação) e todo mundo sabe que todos (os hospitais) estão passando dificuldade, nosso mantenedor está sofrendo, ou seja, o Bezerra seria o filho que trabalha e é dedicado, mas que ainda depende do pai (no caso, o Hospital da Cidade) e o pai tinha condições de ajudar, mas hoje, tem dificuldade também.’’ lamenta Rogério.

Os hospitais psiquiátricos tem uma perspectiva de uma nova importância, o uso da tecnologia para tratar os pacientes.

A média de internações que o hospital psiquiátrico recebe por ano gira em torno de mil pacientes. Atualmente, são 75 a 82 internados, de toda a região, o que o torna um hospital referência no estado por receber também, pacientes clínicos em condições graves.  

Os leitos são totalmente pelo SUS e há fila de espera, pois a rede de atendimento no geral é insuficiente, o que o médico considera um erro gravíssimo que a lei da reforma teve, em não prever que o número de pessoas afetadas por doenças psicológicas continuou crescendo.

A esquizofrenia, por exemplo, é uma dessas doenças que mais afeta a população. Hoje em dia, há cerca de 2 mil esquizofrênicos na cidade de Passo Fundo, segundo estimativa apontada por Rogério, além do grande número de dependentes químicos que o hospital recebe frequentemente.

____________________________

Texto por: Gabriela Soldá

Leia Também Simers: presidente Paulo Argolo Mendes renuncia Workshop sobre Doença Arterial Periférica reúne especialistas no Hospital da Cidade Cirurgião do HC realiza visita técnica a centro médico nos EUA Passo Fundo sedia Jornada Pandorga de Autismo