Epifania do Senhor.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Com a solenidade da Epifania (revelação) finda o tempo do natal. No próximo final de semana já estaremos novamente no tempo litúrgico, chamado Tempo Comum.
O tempo maravilhoso do Natal termina neste final de semana, segundo evangelista Mateus 2,1-12 quando nos traz a mensagem bonita da visita dos reis magos do Oriente ao Menino Jesus. Guiados por uma estrela muito luminosa chegam a gruta e encontram o Menino, Maria sua mãe e José, Prostrando-se o adoraram e reconheceram Nele o filho de Deus enviado, de forma humana para redimir a humanidade. Ofereceram-lhe presentes: ouro (homenagem ao rei). incenso (reconhecendo a sua divindade) e mirra (símbolo daquele que morreria pela resgatar a humanidade). Surge ainda a figura do rei Herodes que, preocupado com o seu trono deu ordem aos magos que retornassem por Jerusalém e lhe dissessem onde encontraram o Menino que este também queria "adorá-lo". Avisados que não voltassem à Herodes, retornaram ao Oriente por outro caminho.
O que significa para nós o relato deste evangelho. Penso que, assim como os reis magos saíram de sua terra e foram conhecer Jesus, também devemos sair de nós mesmos, de nossa comodidade e ir ao encontro daqueles que esperam uma palavra de esperança e ainda daqueles que ainda não O conhecem. A estrela também vai nos indicar o caminho que deveremos trilhar e seguir. Conhecemos os caminhos que podem nos conduzir a Jesus? Os presentes que podemos oferecer são para aqueles que esperam por nós: pela nossa acolhida, pelo nosso amparo e pela esperança que sempre devemos levar àqueles que a perderam.
Bom domingo, na paz do Senhor Jesus. 

Leia Também O EIA RIMA e os Estudos Ambientais Negritude como atitude política! A importância da informação da comunidade para a segurança Dia Mundial dos Pobres