Quando buscar atendimento psicológico?

Compartilhe

Talvez você já ouviu frases do tipo: “Fulano precisa ir num psicólogo”. Por sua vez, você já parou para pensar sobre o trabalho do psicólogo clínico?

O psicólogo é um profissional capacitado para promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Diversas são as situações que motivam as pessoas a buscar atendimento psicológico: melhorar os relacionamentos, lidar melhor com os filhos, superar dificuldades, vencer medos, tomar decisões, enfrentar vícios, lidar com a ansiedade, depressão e estresse, buscar tratamento para transtornos mentais, entre outros.

Como você pode perceber, cada pessoa tem as suas razões para buscar atendimento psicológico. Por sua vez, muitas dúvidas podem acabar dificultando a busca por um atendimento psicológico. Por exemplo, muitas pessoas tem medo de serem julgadas pelo psicólogo. É importante que você saiba que o psicólogo está capacitado para ouvir sem julgamentos, mantendo o sigilo e auxiliando-o a lidar com as suas dificuldades e atingir aos seus objetivos.

Você possui a liberdade de tirar as suas dúvidas com um psicólogo sobre o atendimento psicológico, pois isso vai lhe auxiliar na tomada de decisão. Também é relevante que você saiba que o psicólogo trabalha seguindo um Código de Ética e possui como dever prestar serviços psicológicos de qualidade.

Que nesse Janeiro Branco, mês de conscientização aos cuidados com a saúde mental, possamos estar ainda mais atentos com a nossa saúde mental e das pessoas próximas de nós. Que saibamos que buscar atendimento psicológico é um ato de cuidado com a nossa vida.

 

 

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações