Muro da Biblioteca Municipal com decoração especial

Compartilhe

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski vem recebendo atenção especial da administração municipal desde o ano de 2013. Além do investimento em novos títulos de livros, atuais e clássicos, o espaço físico também vem sendo visto de forma diferenciada. No ano passado, por exemplo, a sala de leitura infantil passou por uma reforma e por um incremento no acervo. E este ano a mudança está sendo vista pelo lado de fora. 

Quem passa pela rua Morom e observa o muro da Biblioteca Municipal percebe as cores que estão dando um novo ar ao local. Mas é interessante saber que cada um daqueles 185 retângulos pintados, um de cada cor, representam livros e os títulos será a população quem irá sugerir. É isso mesmo. Através do link http://bit.ly/2mcuIXL é possível sugerir um nome para um dos livros representados. Qualquer pessoa pode participar, basta indicar nome e e-mail e fazer a sugestão, que deve ser de um nome fictício, ou seja, não podem ser títulos de livros que já existem.

Conforme o secretário de educação, Edemilson Brandão, a consulta de nomes foi uma forma de envolver a comunidade, que sugerindo um nome poderá ser participante ativo da cidade que leva o título de Capital Nacional da Literatura. “A ideia é que sejam títulos atraentes, que motivem as pessoas a entrar na biblioteca”, destaca o secretário.

A Biblioteca
Desde 2013, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski apresenta um novo conceito de biblioteca, com um espaço dedicado às crianças e formação de novos leitores, e com foco no aprendizado de novas linguagens e à percepção audiovisual. Para isso, além da área interna, um espaço ao ar livre foi incorporado à redefinição das salas com o intuito de favorecer a leitura. Além disso, todas as estantes têm dicas de leitura, junto com a reposição de novos livros, obras de arte expostas, contação de histórias e palco para apresentações. Além de contar com um acervo entre os diferentes gêneros da literatura, a biblioteca oferece o Espaço Autor Passo-fundense, com a intenção de valorizar a produção intelectual local. 

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski foi criada através do decreto de lei federal nº 1.939, pelo então prefeito Arthur Ferreira Filho. Foi inaugurada no dia 02 de abril de 1940, na Sede do Grêmio Passo-fundense de Letras. 

O espaço fica localizado na Rua Morom, 2019, no centro da cidade.

(Foto: João Henrique Pazuch)


Leia Também Capes aprova doutorado em Bioexperimentação na UPF Cantata Natalina: até 2019 Atendidos pelo Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes celebram o nascimento do Deus menino Rancho das Rádios Planalto preparado para o Rodeio Internacional de Passo Fundo