As áreas verdes e sua importância para o microclima urbano

Postado por: Alcindo Neckel

Compartilhe

Enquanto maior a densidade da urbana, maior é o aumento de temperatura, o que possibilita o surgimento de ilhas de calor, o que Taiany (2011) define como causadores consequentes desse processo:

- Asfaltamento das ruas, retendo mais o calor;

- Desmatamento das áreas verdes, diminuindo a umidade do ar;

- Altas edificações, prejudicando a circulação do ar.

Em relação a vegetação urbana é de extrema importância para as cidades brasileiras no sentindo de melhorar o microclima urbano. A cidade de Passo Fundo após a análise detalhada da quantidade de áreas verdes (praças, canteiros, parques, áreas arborizadas em locais privados). Assim foi realizado o cálculo de Percentual de Áreas Verdes (PAV) e na relação de áreas verdes por habitante.

Após o processo de identificação, análise e validação das áreas verdes do perímetro urbano do município de Passo Fundo/RS, constatou-se que estas representam 595.552,43m² do território urbano. A partir da divisão entre a área total ocupada pelas áreas verdes urbanas e a área urbana oficial do município, foi possível calcular o Percentual de Áreas Verdes Urbanas (PAV) da cidade. A relação da Área Verde Urbana por habitante se deu através da divisão do número de habitantes da área urbana de Passo Fundo, que é de 184.826 pessoas, pela área total de áreas verdes urbanas, dessa forma, foi possível constatar que existem 3,22m² de área verde para cada habitante de Passo Fundo, valor bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12,49m². Apenas a nível de comparação, a cidade de Curitiba/PR possui 64,5 m² de áreas verdes por habitante e a cidade de São Paulo possui apenas 2,6 m² de áreas verdes por habitante.

O que mostra que a cidade de Passo Fundo necessita recuperar suas áreas verdes. Tornando Passo Fundo/RS uma cidade em que a população poderá enfrentar verões com maiores temperaturas nas áreas centrais.

Dr. Alcindo Neckel - Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGARQ. Escola de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional - IMED. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana – NEPMOUR. Passo Fundo – RS, Brasil.

 

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações