O seu terapeuta é psicólogo?

Compartilhe

A campanha “O seu terapeuta é psicólogo”, do Conselho Regional de Psicologia reforça uma questão muito importante: ao buscar pessoas sem formação específica, você pode não encontrar o que precisa.

O psicólogo possui conhecimento e preparo para o exercício da psicoterapia. Se você não tem ideia de como funciona a psicoterapia, não tem problema, vou explicar. Primeiramente, a psicoterapia é definida como uma prática do psicólogo na Resolução do Conselho Federal de Psicologia, nº 010/00, de 20 de dezembro de 2000. Isso significa que existe uma lei que garante que a psicoterapia é uma prática que faz parte do trabalho do psicólogo clínico. Essa mesma resolução fala sobre o compromisso do psicólogo em manter-se atualizado, além de garantir a qualidade dos atendimentos e o sigilo das informações.

A partir da psicoterapia, o psicólogo irá contribuir com o processo de mudança das pessoas e no autoconhecimento, ou seja, na capacidade das pessoas compreenderem a sua história e terem mais clareza nas suas escolhas. Através do conhecimento científico, o psicólogo irá avaliar a situação de cada pessoa, a fim de contribuir na orientação e tratamento de questões psicológicas. Desta forma, a psicoterapia é indicada nas situações em que as pessoas estão buscando por mudanças, saúde e qualidade de vida.

É sempre importante lembrar que você tem a liberdade de buscar um psicólogo e tirar suas dúvidas sobre o atendimento psicológico e a psicoterapia. Assim, quanto mais esclarecimento você tiver, mais você irá perceber que buscar um psicólogo é um ato de compromisso com a sua saúde.

 

Leia Também Golpe Jurídico sendo colocado em prática 25º Domingo do Tempo Comum. Municípios devem participar do censo SUAS O político honesto e seu Fusca. Uma incrível história real.