20 de janeiro – Dia Nacional do Fusca

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

O carro mais amado do mundo é tão querido pelos brasileiros que, além do dia mundial comemorado em 22 de junho (data da assinatura do contrato entre Ferdinand Porsche e o Conselho da Indústria Automotiva Alemã para o desenvolvimento do carro) também temos o DIA NACIONAL DO FUSCA (DNF), comemorado sempre no dia 20 de janeiro.

Mas porque essa data?

A história do DNF começou em 1988, quando o Sedan Clube do Brasil (de São Paulo) e a Volkswagen do Brasil mantinham um bom canal de comunicação.

Após alguns encontros e pequenos eventos de Fuscas realizados, começou a ser pensado em um encontro de proporções nacionais, inicialmente programado para o dia 20 de novembro de 1988.

Contudo, não houve tempo suficiente para organizar o evento nas proporções que se queria e o mega encontro de Fuscas foi transferido para o dia 15 de janeiro de 1989, um domingo. Como toda a parte gráfica de divulgação para o dia nacional do Fusca havia sido desenvolvido em cima de um logotipo com o número 20 e que lembrava as formas do Fusca, o DNF foi então declarado como sendo em 20 de janeiro.

As comemorações este ano foram muito significativas em todo o país, com muitos encontros e eventos em homenagem ao besouro. Podemos destacar principalmente a festa em São Bernardo do Campo, onde mais de 1000 Fuscas foram reunidos e o DNF 2018, em Curitiba, ambos no domingo dia 21.

 * A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

                         

Leia Também As exigências do carro STJ afasta cobrança de IPI sobre mercadoria roubada Concessões e privatizações para salvar o Estado Economia versus política