Ortopedistas alertam: mochilas pesadas podem prejudicar a coluna

Compartilhe

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), lançou uma campanha para proteger a coluna vertebral das crianças, que não devem carregar uma mochila com mais de 10% do seu peso corporal. Assim, uma criança de sete anos com peso em torno de 20 a 22 quilos, por exemplo, estará forçando sua coluna se levar nas costas uma mochila com mais de dois quilos, avisam os ortopedistas.

A campanha foi iniciada agora, que a garotada se prepara para voltar às aulas. “Basta os pais ajudarem na preparação da mochila, para que ela não fique com peso excessivo”, explica a presidente da SBOT, Patricia Moraes Barros Fucs, ortopedista pediátrica. “Um brinquedo ganho no Natal e que não precisa ser levado à escola, um livro de História carregado inutilmente num dia em que não há aula de História” e principalmente bom senso impedem que a mochila pese demais, explica a especialista. As informações da campanha estão disponíveis no site da SBOT.

O alerta cabe porque se uma criança carrega sempre uma mochila pesada, pode não aparecer sintoma imediato que chame a atenção, explica a ortopedista, mas sim a longo prazo. O excesso de peso muda a postura, a criança tende a caminhar um pouquinho curvada e os músculos do peito se encurtam, os das costas ficam mais fracos, pode haver uma escoliose e no futuro a qualidade de vida será afetada.

A preocupação cabe, porque 85% da população brasileira em algum momento tem queixa de dor nas costas. Como as crianças atualmente tendem a se movimentarem pouco, a gastar horas diante do computador ou da TV, o esporte e os exercícios que poderiam compensar pelo menos um pouco o problema não são feitos.





Leia Também Vigilância Ambiental realiza Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti Calouros de Medicina recebem trote de crianças em tratamento oncológico Município entra com ação contra o Estado para cobrar repasse de verbas da saúde HSVP e UPF disponibilizam novas vagas para Residência Multiprofissional