Médicos podem ser ótimos empreendedores. Listamos os motivos!

Postado por: Vania Carteli

Compartilhe

Seguidamente ouvimos dizer que médicos não são bons em administrarem sua clínicas e consultórios, que lhes falta noções de gestão para que suas carreiras se tornem verdadeiro sucesso, já que esses profissionais têm inúmeras características que são valiosas para um empreendedor como por exemplo:

ü    Analisar riscos e benefícios

ü    Tomada de decisões

ü    Capacidade de diagnóstico

ü    Habilidade em encontrar padrões

Aprender com os erros é uma maneira de adquirir experiência. Pra o empreendedor é importante aprender com os erros de empresas que não tiveram sucesso, assim como para os médicos, aprender com os erros dos outros sem precisar errar. Isso é fundamental para se obter êxito em um negócio.

Grande parte do trabalho de um empreendedor é baseada em pesquisas, nos cases de sucesso de outros negócios, estar buscando sempre, inovando e aprendendo. Os médicos precisam fazer isso constantemente, buscando novos tratamentos, atualizado as movidas e os avanços da medicina.

Pensando em análise de riscos e benefícios, esse é um item que todo médico sabe fazer muito bem com seus pacientes, saber os riscos de um tratamento, avaliar necessidades, benefícios, assim como custo- benefícios, essa capacidade é essencial, como em um empreendimento.

Outra característica importante para comum ao médico e ao empreendedor é a tomada de decisões. Analisar riscos e benefícios e conseguir tomar decisões assertivas. Na medicina para realizar diagnósticos é importante analisar e encontrar padrões repetidos, a gerenciar um negócio, essa habilidade é de extrema importância.

Buscar identificar a repetição de pontos positivos e/ou negativos, faz com que as decisões sejam tomadas de maneira mais consciente e gerem resultados cada vez mais positivos.

No empreendedorismo, agir, logo após tomar uma decisão, é essencial para que o planejamento se torne uma realidade. Depois de muito estudo, quando uma decisão é tomada ela precisa ser colocada em prática, e só assim o negócio pode evoluir.

Colocar em ação aquilo que foi definido após uma análise de riscos e benefícios e da tomada de decisão feita, é importantíssimo manter o foco na atividade, agir para que tudo flua. A prática, a ação precisa acontecer.

Médicos são formados para tomarem decisões rápidas em situações de risco, e agirem imediatamente. Na medicina é indispensável a ação rápida depois de uma tomada de decisão.

O médico faz análise minuciosa e detalhada de exames, históricos, pesquisas, analisa números de resultados de exames, e isso é da mesma forma na vida de um empreendedor.

O empreendimento é risco, é incerteza, é lidar com coisas que muitas vezes não podemos controlar, mesmo fazendo nosso melhor, há como as coisas não saírem conforme o planejado. Assim é para os médicos. A incerteza faz parte de seu dia a dia. É preciso que as decisões sejam tomadas mesmo sabendo da incerteza e dos prováveis riscos.

* A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.


Leia Também Carnaval para quem? Créditos presumidos de ICMS e a base de cálculo do IRPJ e CSLL Fraternidade e superação da violência I 1º Domingo da Quaresma