Projeto do Universal CNPQ 2014 - concluído

Postado por: Alcindo Neckel

Compartilhe

Projeto: Diagnóstico da atual situação ambiental dos cemitérios da cidade de Carazinho/RS - Brasil

Instituição Proponente (nome e sigla): Fundação Meridional - IMED

Nome do Coordenador do Projeto: Dr. Alcindo Neckel

Instituições Parceiras, se existentes (nome e sigla): Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Sertão; Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo – 6.00.04.00-5

Todos que fizeram parte deste processo: Daiane Folle, David Peres da Rosa, Aline Ferrão Custodio Aline Ademar Passini, Rodrigo de Almeida Silva, Andréa Quadrado Andrea Mussi, Clarice Saggin, Julian Grub, Débora Nunes, Henrique Kujawa. Em especial o professor Affonso Celso Gonçalves Junior que através de sua instituição de ensino realizou as amostras de metais pesados seu ônus nenhum para o projeto.

Aos bolsistas voluntários do projeto: Tauana Bertoldi, Indiara Pinto Brezolin, Tales Visentin, Maurício Kunz, Anaise Breda, Raquel Vanz Machado, Guilherme Morigi, Tânia Michel Fuga, Leonardo Garcia Lorenzato, Douglas Carissimo.

Agradecimentos ao CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelo apoio financeiro do projeto de Pesquisa/MCTI/CNPQ/Universal - 14/2014 – 449541.

Os resultados da pesquisa contataram contaminação no solo cemiterial. A INOVAÇÃO DE PROCESSO, neste estudo permitiu a difusão do conhecimento, pois os métodos aplicados na pesquisa permitiram encontrar resultados nossos dentro da ciência, como o raio de contaminação de 400 metros presentes nos cemitérios, juntamente, com a contaminação por metais pesados, o qual já foram informados os órgãos competente sobre os resultados encontrados.

Isso, vem a incluir mudanças significativas sobre as técnicas, equipamentos e softwares, atendendo assim, as expectativas do Manual de Oslo.

Foram apresentados os resultados prévios através de palestras e artigos para Sociedade de Ecologia do Brasil, durante o XII Congresso de Ecologia do Brasil a realizar-se em São Lourenço em setembro de 2015; no 5º Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e 2º Fórum de Desempenho das Edificações: Proporções de sustentabilidade em novembro de 2016; e no IV Seminário Internacional Direito da IMED, em 2017, trabalhando a temática: Novos Olhares sobre a Sustentabilidade Cemitérios: riscos e medidas futuras de sustentabilidade.

Esses resultados inovadores encontrados na pesquisa foram trabalhados nas disciplinas de geoprocessamento e impactos ambientais urbanos para estudantes de graduação; e aceitos por jornais qualificados de explosão nacional e interacional.

Revelando, assim, a importância de pensar locais adequados para a construção de novos cemitérios, para o tratamento adequando dos mortos em estado de decomposição.

Depois de 36 meses de trabalho e 24 mil de recursos financeiros capitados junto ao Governo Federal, o projeto aprovado no UNIVERSAL CNPq 2014 foi encerrado. Onde tratou dos cemitérios de Carazinho e seus riscos a saúde populacional.

Os cemitérios envolvem um raio de contaminação de 400 metros.

E estimulará a construção de cemitérios verticais. Assim será capaz tratarmos gases e líquidos providos dos cadáveres.

Agradeço a todos os envolvidos no projeto

 Alguns resultados parciais publicados:

http://www.ijera.com/…/Vol6_is…/Part - 4/F0606043035.pdf

http://www.scielo.br/…/2175-3369-urbe-2175-3369009002AO05.p…

Temos ainda mais resultados que serão divulgados em jornais nos próximos meses.

Dr. Alcindo Neckel - Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Escola de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional - IMED. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana

  *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também 560 mil quilômetros de histórias e contando Negócios da área da saúde e a preocupação ambiental Declaração Universal dos Direitos Humanos As saídas temporárias dos presos