HC: novidades no tratamento de hérnia incisional

Compartilhe

O surgimento dos casos de hérnia incisional está relacionado às incisões cirúrgicas, geralmente abdominais. Esforços repetitivos, levantamento de peso, envelhecimento ou lesões no local da cirurgia podem favorecer o desenvolvimento deste tipo de hérnia abdominal.

 O tratamento da hérnia incisional com perda de domicílio abdominal por videocirurgia é uma das alternativas para o tratamento da hérnia, este procedimento é realizado através de videolaparoscopia e apresenta várias vantagens em relação ao método cirúrgico tradicional. A equipe de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital da Cidade aplicou este recurso recentemente. De acordo com o cirurgião digestivo do HC, Dr. Jorge Carlotto o procedimento é uma inovação no tratamento da hérnia incisional, que quando realizada pelo método cirúrgico convencional, necessita de incisões de 15 a 20cm. O procedimento realizado através de videocirurgia requer incisões de cerca de 1cm “através de um planejamento tomográfico pré-operatório, cuidados anestésicos avançados e videocirurgia complexa com uso de materiais de alta tecnologia, este tratamento foi possível” salienta.

 As hérnias ocorrem geralmente devido ao enfraquecimento, afastamento ou ruptura da musculatura do abdômen, quanto mais precocemente o procedimento for realizado, melhores serão os resultados pós-cirúrgicos “as hérnias incisionais de parede abdominal podem ser complexas, tanto do ponto de vista do tamanho, assim como em relação ao seu conteúdo do saco herniário. Uma parceria entre a Clínica Dal Vesco, Clínica de Anestesiologia e Dor e o Serviço de Diagnóstico por Imagem permitiu este tratamento inovador” destacou o cirurgião. 

 Entre os benefícios do procedimento está a recuperação mais precoce, além da diminuição do desconforto pós-operatório. “A videocirurgia nestes casos pode facilitar o tratamento do conteúdo herniado, diminuir a chance de recidiva, menor dor no pós-operatório e um retorno mais precoce para as atividades habituais.” esclarece Carlotto. Desconfortos na região abdominal ao levantar objetos pesados ou tossir, saliência abaixo da pele, acompanhada de vermelhidão, náusea ou vômito são sinais de alerta e indicam a necessidade de contato com seu médico para diagnóstico e acompanhamento.    

 

Ilustração: californiaherniaspecialists



Leia Também Contratada nova empresa para operar Samu estadual É hoje o 'Dia D de Vacinação' contra Polio e Sarampo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado Aberta a Jornada de Nutrição em Passo Fundo