Divulgar seu Trabalho no Facebook: Perfil ou Página?

Postado por: Ionara Lermen

Compartilhe

Você tem um perfil no Facebook cheio de amigos. Suas fotos e postagens são geralmente bastante curtidas e comentadas.  Dentre seus contatos você até faz certo “barulho”. Um dia decide empreender! É natural que pense em divulgar seu negócio por ali mesmo para aproveitar a popularidade ou cogite ter outro perfil, convidando os mesmos amigos. Mas é aí que começam os problemas.

-O Facebook não apoia perfil pessoal como empresa: Nos termos de serviço do Facebook consta: “[...] Manter uma conta pessoal para qualquer coisa que não seja uma pessoa é uma violação da Declaração de direitos e responsabilidades do Facebook. Caso não converta sua conta fora das especificações em uma página, você estará arriscado a perder permanentemente o acesso à sua conta e a todos o seu conteúdo.” Ou seja, perfis usados em nomes de empresas são irregulares e podem ser removidos a qualquer momento. Sendo assim, para as empresas existem as Páginas (Fanpages)

-Como funciona uma Página: Criar uma Página é algo relativamente simples. Bastante intuitivo. A primeira característica que perceberá é que não haverá “amigos”, mas sim “seguidores”, “fãs”. Você como administrador dessa Página consegue convidar todos os seus amigos para “curtir”, porém por experiência prática a média de aceitação é de 10 a 30% do seu total de contatos. O trabalho manual de fazer crescer o público de uma Página está diretamente relacionado à sua frequência de postagens, grau de empatia na “vida real” e a qualidade do serviço ou produto oferecido. As Fanpages não possuem limite para o número de fãs, ao contrário dos perfis pessoais que só permitem cinco mil amigos. Elas foram criadas exatamente para os negócios, ao contrário dos perfis.  Suas estruturas contribuem para as mais diversas ações digitais na plataforma e trazem informações cruciais para o bom funcionamento das estratégias do Marketing Digital. Como principais benefícios:

.Possibilidade de investimento em anúncios: O Facebook oferece uma gama de opções de anúncios para as empresas que utilizam as Fanpages. Impulsionar ou “monetizar” publicações e disponibilizar ofertas são algumas delas. Cada formato disponível é interessante para um objetivo específico que pode atrair novos clientes, levar o conteúdo que você desenvolve a um volume maior de pessoas, aumentar as vendas, dentre outros benefícios. Nos perfis pessoais não são possíveis essas ações.

.Disponibilidade de relatórios gráficos para orientar seu Marketing: O Facebook disponibiliza para as Fanpages um universo de relatórios gráficos referente aos likes e compartilhamentos, além do perfil demográfico de seus fãs, meio pelo qual acessam, dias e horários de maior fluxo e uma infinidade de dados. Essas métricas são importantíssimas para avaliar como está caminhando seu Marketing Digital e traçar as próximas ações com base em resultados concretos, fazendo-as muito mais assertivas.

Criando uma Página para fãs e a personalizando de acordo com a identidade visual de sua marca, você não apenas estará agindo de forma estratégica, como ainda pode explorar os muitos recursos que o Facebook oferece para auxiliar quem busca empreender. Em tempos de Marketing Digital e Redes Sociais imperando na rotina, com o Brasil sendo o país com o maior número de usuários na maioria das plataformas; atreve-se a dizer que um negócio que não investe em uma Fanpage está fadado ao fracasso, com raríssimas exceções.

Beneficie-se das maravilhas do Marketing Digital, mas lembre-se: likes e números de fãs não significam necessariamente dinheiro entrando no caixa, nem admiradores totalmente sinceros ou aptos a tornarem-se clientes. Likes não pagam seus fornecedores e funcionários. A venda que vêm através deles, sim. Construa seu negócio “de verdade”, para só depois comemorar o engajamento de seus fãs. O Marketing Digital é maravilhoso, mas é necessário SER genuinamente uma boa empresa, não apenas parecer. Antigamente um cliente insatisfeito contava sua experiência para mais cinco amigos, hoje ele contará para cinco mil através de suas redes sociais. Se os benefícios das Fanpages vêm em escala massiva, a prudência deve acompanhar essa proporção. Boas vendas!

Ionara Lermen é Publicitária. Especialista em Criação para Multimídias. Mestre em Comunicação e Semiótica. Atua com Marketing Digital em Io Mídia e Design.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também Como reduzir aquela barriguinha indesejada? Vou operar! O que fazer? Decreto permite a readequação do uso de obras federais 16º Domingo do Tempo Comum.