Adote o Verde incentiva a participação da população

Compartilhe

O Programa Adote o Verde busca conservar praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes por meio do compartilhamento da responsabilidade de uso com a comunidade. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo já conta com adesões em mais de 30 espaços do município.

A formalização para pessoas, empresas ou entidades participarem da iniciativa iniciou com o Programa, a fim de dar manutenção para os serviços realizados nos locais e mostrar como o patrimônio público merece a atenção de todos, cada um colaborando com ações dentro de suas possibilidades. Um exemplo de Passo Fundo é a Joias Diamante, uma das adotantes, que conta com os cuidados de Ivone Franzen Khoury, de 84 anos. 

A história de Ivone com os canteiros da área central começou ainda em 1998, quando plantou as primeiras flores na avenida Brasil, em frente ao Clube Comercial. Com o passar desses 20 anos, as plantas se multiplicaram em centenas por diversos locais, levando cores e novas formas de embelezar a cidade. 

Atualmente, pelo Adote o Verde, Ivone cuida do canteiro da avenida Brasil entre as ruas Fagundes do Reis e Capitão Eleutério. Mesmo assim, ela não deixa de plantar alguns de seus cultivos em outros canteiros próximos. “A prioridade no cuidado da cidade é da Prefeitura, mas apoio o programa por incentivar que as pessoas colaborem”, disse ela. 

Com a ampliação da recuperação e da manutenção dessas áreas, a ação consiste na adoção dos espaços por parte da comunidade, instituições, empresas e particulares, que assumem em conjunto com o Poder Público a responsabilidade de urbanizar, limpar e tornar cada um desses espaços em locais agradáveis para o lazer, educação ambiental e qualidade de vida.

Quem tiver interesse em participar do programa pode entrar em contato pelo telefone (54) 3316-7201 ou pelo e-mail adoteoverde@pmpf.rs.gov.br.

(Foto: Divulgação)


Leia Também Prefeitura inicia obras de asfalto no Parque Recreio Gripe: campanha já imunizou 77% do grupo prioritário em Passo Fundo Serviços de manutenção da Corsan prejudicados em virtude do bloqueio das rodovias Ônibus circulam normalmente em Passo Fundo