Padre Geraldo Collet assume Paróquia de Nova Boa Vista

Compartilhe

A paróquia Nossa Senhora dos Navegantes  em  Nova Boa Vista celebrou na noite de quinta feira, dia 1º de fevereiro, a cerimônia de acolhida do padre Geraldo Collet  que, até então, atuava na paróquia  paróquia São Cristóvão em Passo Fundo.

Presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, dom Rodolfo Luiz Weber, a celebração foi acompanhada pelos padres Célio Zamarchi, Vanderlei Bervian, Egon Schuster, Lauro Castelli, Pedro Acco, Daniel Feltes e, também, pelo padre Silvério Otonelli, pároco de Chapada, na Diocese de Cruz Alta.

Durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão de posse do novo padre que, mais tarde, recebeu o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água, utilizada no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização. 

Também, além de relembrar a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, a celebração envolveu, ainda, a bênção de São Brás – santo celebrado no dia 03 de fevereiro e ligado à saúde. 

Durante a homilia, dom Rodolfo destacou a pessoa de Cristo como inspiração para o sacerdote e para a vida da comunidade. “A palavra nos questiona: quem é Jesus Cristo? A resposta vem aos poucos, através das leituras, e descreve uma pessoa que ensina com autoridade. As pessoas ficavam espantadas e encantadas pelo seu modo de ser.

 Assim, a palavra se tornou pessoa. Toda a teoria foi transformada em prática pelas ações de Cristo. A sua vida transformou o ensinamento em testamento”, iniciou e enfatizou, também, a necessidade de a comunidade olhar para os ensinamentos de Cristo e acolher aquele que chega.  “O que significa a presença do padre em nossa vida paroquial e pessoal? O Senhor chama pessoas para a tarefa de ajudar a comunidade a vivenciar a missão. Deus continua chamando pessoas que emprestam a sua vida para falar das coisas do alto. O projeto de Deus é cuidar de nós hoje através de pessoas que ele escolhe e guia. Que sejamos sempre muito desejosos de ouvir a Palavra que o padre apresenta”, colocou. 
Em sua fala, o novo pároco agradeceu a acolhida de Nova Boa Vista e indicou os recomeços como essenciais na vida do padre. “A certeza da morte nos permite pensar na experiência da vida. E, pensando nisso, afirmo que qualquer idade e qualquer fase é tempo de recomeçar. Se nos realizamos com aquilo que fazemos é porque, um dia, começamos isso”, comentou e acrescentou, ainda, a importância da missão que assume, destacou o padre Geraldo Collet.


Créditos: Fernando Luiz ConcattoPASCOM


Leia Também Padre Darci Domingos Treviso é o novo diretor da Fundação Cultural Planalto Nonoai vive expectativa de sua Romaria Penitencial Clero da Arquidiocese participa de formação sobre o canto litúrgico Prefeito de Garibaldi vai assumir a Famurs